Qual o melhor tipo de fundação para alvenaria estrutural?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

a mais utilizada é a dia desde que o solo. permita. radier faz muito sentido para o cenário troca as cargas não são. pontuais.

As fundações superficiais, ou rasas, são tipos de fundação que não excedem os 3 metros de profundidade. Elas têm baixo custo de execução, pois consomem pouco material e demandam menos maquinário.

Restrições de possibilidades de mudanças não planejadas. Dificuldade de improvisações. Limitação de grandes vãos e balanços.

Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada. Tenha um bom profissional para a obra e fique tranquilo com a escolha!

é suporta um quilo por centímetros quadrados, seria um solo de média resistência. Então se esse solo suporta 1kg. e nós temos 1 sapata 60 por 60 que dá. 3.600cm² então.

Caixões. Essas são estruturas de forma prismática construídas com concreto e devidamente instaladas no interior do solo pelo processo de escavação. Esse é o tipo de fundação mais utilizado nas obras executadas no Brasil e pode ter o tamanho da base alargado conforme possível e necessário, considerando o porte da obra.

Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, a profundidade de apoio não pode ser inferior a 1,5 m. Em casos de obras cujas sapatas ou blocos tenham, em sua maioria, dimensões inferiores a 1,0 m, essa profundidade mínima pode ser reduzida.

De acordo com a ABNT NBR 6122:2019 – Projeto e Execução de Fundações – uma fundação para ser considerada profunda deve ter a base ou ponta apoiada a uma profundidade superior a oito vezes sua menor dimensão em planta e no mínimo 3 metros de profundidade.

Resumidamente, quanto mais “mole” e instável for o terreno, mais profunda deverá ser a estrutura de fundação da construção. Normalmente, para solos mais compactos, com camadas de pedra, indicam-se as fundações mais rasas. Solos arenosos já são mais permeáveis e podem se movimentar com mais facilidade.

Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.

A coluna é posicionada na vertical: Posicionadas na vertical pois são elaboradas para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações.

Mas no caso de paredes estruturais, existem algumas restrições. Para começar, não é bom tirar a parede inteira, ou muito menos duas paredes perpendiculares. Além disso, dependendo do vão que ficar livre, é preciso colocar uma viga para sustentar aquela parte do teto, no local onde ficava o trecho de parede retirado.

O prazo de durabilidade dos prédios depende da forma de uso e dos cuidados com a sua manutenção, porém, um prédio de concreto armado, alvenaria e aço dura facilmente entre 50 a 100 anos.

Especialistas em alvenaria estrutural não recomendam a construção de prédios com mais de 25 pavimentos.

19.600 kg aqui ó depositando.

80 cm

Qual a distância mínima entre sapatas? Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.

Ferros do radier, no mínimo de 3/8, para uma sapata de 40×40 cm, sendo mais grossos se a sapata for mais profunda.

As sapatas isoladas são feitas para suportar as cargas de um único pilar. Já as sapatas associadas servem para suportar as cargas de dois ou mais pilares. As sapatas corridas, por sua vez, suportam cargas de elementos contínuos e alongados, como paredes e muros.