Qual o melhor teste de inteligência?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Testes de inteligência principais

  • Teste de inteligência Stanford-Binet. ...
  • A escala de inteligência de Wechsler para adultos (WAIS). ...
  • Teste de Raven. ...
  • Testes Woodcock-Johnson III de Habilidades Cognitivas (WJ III). ...
  • Teste de Matrizes. ...
  • Escala de inteligência de Reynols.

inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal é tida como a mais rara, além de ter potencial de influenciar todas as demais.

O método mais popular para medir o QI (quociente de inteligência) é o da Escala Wechsler, com exercícios verbais e de performance. Sempre aplicado por um psicólogo, o teste analisa não apenas a precisão nas respostas, mas também a rapidez.

Então este é o conteúdo certo para você.

  • 7 tipos de inteligência.
  • Inteligência espacial. ...
  • Inteligência físico-cinestésica. ...
  • Inteligência interpessoal. ...
  • Inteligência intrapessoal. ...
  • Inteligência linguística. ...
  • Inteligência lógico-matemática. ...
  • Inteligência musical.

A mexicana Adhara Pérez, de 10 anos, possui um quociente de inteligência (QI) estimado em 162, número superior ao de nomes como Albert Einstein e Stephen Hawking, que possuíam um índice estimado em 160.

83 pontos

Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 61º lugar neste ranking. Com 108 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo. O último lugar, com apenas 56 pontos, é ocupado pela Guiné Equatorial.

155

Elon Musk tem QI de 155.

Dentre estes, o método mais popular para avaliação de QI é o da Escala Wechsler, que inclui tanto exercícios verbais quanto de performance. Este, por suas múltiplas características, deve sempre ser aplicado por um psicólogo. O modelo de Escala Wechsler analisa, além da precisão, a velocidade das respostas.

O QI, um acrônimo para quociente de inteligência, é um indicador numérico que define o funcionamento cognitivo de uma pessoa. O teste de QI é articulado por meio de avaliações padronizados que permitem atribuir um valor ao desempenho cognitivo.

As pessoas nascem com genes condicionados que funcionam de forma diferente, dependendo se são herdados da mãe ou do pai, e quando se trata de Q.I. (Quociente de Inteligência), os genes são puxados da mãe. Segundo uma recente pesquisa publicada no Psychology Spot, as crianças herdam a inteligência da mãe.

Atualmente, o QI (quociente de inteligência) de William James Sidis foi avaliado em nível acima de 250, maior que o de Einstein que se acredita ser 160. Isso significa que com essa pontuação de QI mais alta da história, ele pode ser considerado o homem mais inteligente do mundo.

Afinal, a construção da AGI necessita de aprendizados oriundos dos humanos, dos raciocínios e de tudo que existe ao redor do mundo físico. Com a inteligência artificial geral, o Google sai na frente, mas dificilmente alcançará os méritos que somente os humanos são capazes de colher.

Daí, eles identificaram oito tipos de inteligência: Linguística-Verbal, Naturalista, Interpessoal, Intrapessoal, Visual-espacial, Corporal-Cinestésica, Musical e Lógico-matemática. Ou seja, nem todo mundo é bom em tudo, cada pessoa tem uma tendência a se sair melhor em determinados tipos de raciocínio.

Os principais sintomas são:

  1. dificuldades de adaptação;
  2. aprendizado mais lento;
  3. ingenuidade exacerbada;
  4. má compreensão de sinais e situações;
  5. alto nível de dependência com os pais;
  6. problemas de inter-relacionamento;
  7. dificuldade para elaborar e exercer atividades.

Os jovens de 20 a 24 anos de idade têm, em média, 98 pontos, mas essa pontuação sobre para 101 entre os 35 e 44 anos, antes de diminuir novamente para 100 até os 54 anos de idade. Pessoas com mais de 75 anos possuem cerca de 88 pontos.

O Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (CPM) tem por objetivo mensurar a inteligência (Fator g), bem como fornecer informações sobre a capacidade edutiva. Crianças entre 05 a 11 anos e 11 meses de idade. Pode se aplicado de maneira individual ou coletiva.

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

Pesquisadores da Universidade do Texas realizaram um estudo que aponta o uso constante do celular como causa de estímulos cerebrais que reduzem, em grande escala, a inteligência, a capacidade de atenção e a concentração das pessoas.

Ser inteligente significa desenvolver e aprofundar os conhecimentos e as habilidades. Ser sábio significa compreender como utilizar tudo isso adequadamente, com vistas à felicidade do indivíduo e de quem estiver ao seu redor.

Para o Eneagrama, ao invés da inteligência estar apenas na mente, na verdade temos três Centros de Inteligência: o Centro Mental (Intelectual), o Centro Emocional (Coração) e o Centro Visceral (Físico).