Qual o melhor tênis para academia e caminhada?

Perguntado por: scampos . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Veja o top 10:

  • 1 - Tênis Nike Metcon 8. ...
  • 2 - Nike In Season TR 11. ...
  • 3 - Adidas Cloudfoam Racer TR. ...
  • 4 - Tênis Nike Downshifter 12. ...
  • 5 - Nike Revolution 6. ...
  • 6 - Tênis Reebok Nano X2 Adventure. ...
  • 7 - Adidas Run Falcon. ...
  • 8 - Tênis Asics Nagoya 3.

Tênis de caminhada precisa dar estabilidade e amortecimento
O tênis ideal deve suportar o seu peso, manter o equilíbrio e absorver o impacto realizado durante o exercício. Por isso, opte por opções onde o solado do sapato é maior, isso significa que ele possui sistema de amortecimento.

ASICS GEL-NIMBUS 25

Finalmente desembarca ao Brasil o tênis mais confortável do mundo (comprovado por estudos internacionais), o ASICS GEL-NIMBUS 25.

A diferença entre os dois define-se na intensidade. Os tênis para corrida são construídos para um padrão de alto desempenho, cujo objetivo é a melhor absorção de impactos sofridos pelo corpo durante os exercícios. Já um tênis de caminhada tem maior foco no conforto e maciez para percursos que de menor velocidade.

O tênis ajuda a absorver o impacto da caminhada. Descalça, é possível exercitar a musculatura intrínseca, que é a planta dos pés. Para quem tem mais problemas com o impacto, como dores articulares, é melhor investir em um calçado. O que não pode é ir de chinelo, já que não dá segurança para os pés.

O tênis ideal para academia deve apresentar características fundamentais, como um bom amortecimento, estabilidade, flexibilidade e ventilação, além de ser adequado ao seu tipo de pisada.

Utilizar um tênis de solado reto para praticar esportes como corrida pode não ser uma boa ideia. Isso porque, nesse caso, trata-se de um exercício de alto impacto e o uso desse tipo de tênis pode causar prejuízos para a saúde.

1. Tênis Olympikus Ultraleve 132g. No topo da lista, temos um dos tênis mais confortáveis e leves da atualidade.

Ande com ele dentro da loja para verificar se está adequado. Lembre-se de que, independentemente de tudo, o tênis certo deve ficar confortável e não machucar os pés. Por isso, verifique se você consegue mexer os dedos enquanto está usando o calçado. O seu calcanhar deve estar firme e não ficar solto dentro do sapato.

6 dicas para iniciantes na academia

  1. Conheça o seu corpo. Antes de começar a atividade física, é muito importante conhecer os limites do próprio corpo. ...
  2. Busque orientação. ...
  3. Iniciantes na academia: Use roupas adequadas. ...
  4. Hidratação é fundamental. ...
  5. Alterne os exercícios. ...
  6. Tenha um plano de treino, mas não tenha prazos.

Sim, você pode usar tênis esportivo casualmente!

Top Melhores Marcas de Tênis de 2023

  • Nike.
  • Olympikus.
  • Adidas.
  • Asics.
  • Puma.
  • New Balance.
  • Under Armour.
  • Fila.

O tênis de corrida possui uma curvatura para cima, facilitando com que o pé “role para frente“. Já nos tênis de musculação os solados são planos, pois o objetivo é deixar o pé o mais estável possível. A ideia é facilitar a mecânica do atleta e protegê-lo de uma mecânica ruim.

Selecionamos 6 modelos ideais para quem trabalha em , do estilo esportivo ao casual:

  1. Tênis Under Armour Charged First. ...
  2. Tenis Olympikus Ultraleve 215g. ...
  3. Tênis Casual Via Marte. ...
  4. Tênis Casual Actvitta. ...
  5. Tênis Skechers Ultra Flex 2.0. ...
  6. Uma seleção de tênis brancos ou off white.

Ao final dos testes o 'GEL-NIMBUS™' 25 foi classificado como o número 1 em conforto. O novo "Nimbus" traz a nova tecnologia 'PureGEL™', mais suave do que a anterior e que não é visível do lado de fora do tênis, pois está integrada na entressola para proporcionar melhor absorção e passadas mais suaves.

Posso usar tênis de corrida para fazer caminhadas? Sim! Inclusive, deve! As características de um tênis para corrida, como amortecimento e ajuste, também o faz ser um calçado ideal para caminhadas.

O ideal é um tênis que promova mais estabilidade, ou seja, seja de plano chato. O uso de um tênis não adequado pode promover lesões no pé, tornozelo, calcanhar e quadril, pois não propicia a estabilidade necessária na hora da musculação”, detalha.

A sola desses calçados deixa os pés planos, o que não é ideal. A pisada de quem caminha de chinelos impacta em uma pressão mais intensa no tecido plantar, que conecta os dedos dos pés ao calcanhar. Isso aumenta o risco de desenvolver a fascite plantar, por exemplo”.