Qual o melhor tempo para estudar?

Perguntado por: rmota8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.

Aliás, mais especificamente, com tarefas diárias, distribuindo, assim, cada minuto disponível. Nesse cenário, o ideal seria estudar 30 horas por semana. Sendo assim, esse tempo pode ser dividido para cinco ou seis dias na semana, configurando um tempo de 5 a 6 horas por dia.

Vários estudos comprovaram a eficácia de estudar antes de dormir. Isso porque enquanto você dorme seu cérebro trabalha e as informações que você absorveu serão mais bem fixadas. Contudo, não confunda estudar antes de dormir com estudar com sono.

Recomendo, geralmente, cinco horas, para pessoas que têm um tempo mais livre para estudar e com esse tempo diário podem aproveitar ao máximo e ainda conseguir ter excelentes resultados.

Para quem não trabalha, eu indico, no mínimo, seis horas diárias e oito horas, no máximo. Mais que isso, para mim, é insano, ou seja, quando você ultrapassa esse tempo, seu cérebro já não consegue absorver mais nada. Isso mesmo, então não tente fazer algo em vão.

Período que você tem mais concentração
Já para os alunos que têm mais energia no final do dia, a tarde ou a noite pode ser um horário mais eficaz para estudar. Com menos distrações e paz e sossego, aprender e estudar à noite pode ajudar a melhorar a concentração e o foco.

Estudar 6 horas por dia não é uma tarefa fácil, mas pode ser feito com planejamento e dedicação adequados. É importante dividir o dia em partes gerenciáveis para que você não fique sobrecarregado ou sobrecarregado. Isso ajudará a garantir que você consiga manter o foco e a motivação durante toda a sessão de estudo.

5 dicas simples para conseguir estudar todos os dias

  1. Transforme o estudo em um hábito. Estudar todos os dias é como fazer dieta. ...
  2. Defina metas. Outra dica para conseguir estudar todos os dias é estipular metas. ...
  3. Prepare seu local de estudos. ...
  4. Desative as notificações do celular. ...
  5. Crie um planejamento semanal de estudos.

Alguns benefícios do estudo noturno
Alguns especialistas apontam que estudar antes de dormir pode contribuir para que o cérebro forme novas memórias. Isso não significa passar a noite estudando: para pessoas que iniciam as atividades diárias entre 6h e 7h da manhã, o ideal seria estudar até, no máximo, às 23h.

Você sabe qual é a importância do lazer depois de estudar?

  1. Antes de tudo, organize seus estudos.
  2. Valorize a importância do lazer.
  3. Pratique exercícios físicos.
  4. Descanse adequadamente.
  5. Divirta-se no tempo livre.
  6. Defina prioridades para não se perder.

6. Qual a idade mínima para estudar no turno noturno? A idade mínima é de 15 anos com autorização do responsável.

Quantas horas seguidas de estudo o cérebro aguenta? Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.

O cérebro humano tem a capacidade de ficar concentrado em algo por, em média, 30 minutos. O número também pode chegar a 90 minutos – ou nem atingir o tempo de um episódio de sitcom direito.

Como estudar pelo menos 4 horas por dia sem ficar entediado?

  1. Recompensa pela dedicação. ...
  2. Divida o conteúdo para estudar pelo menos 4 horas por dia sem ficar entediado. ...
  3. Faça pausas durante o estudo. ...
  4. Estude disciplinas diferentes ao longo do dia. ...
  5. Atenção ao ambiente de estudo. ...
  6. Conclusão.

O lado psicológico também é abalado. Horas seguidas de estudo, sem descanso e com o bônus de toda a pressão por ter um bom desempenho pode gerar transtornos como ansiedade e depressão, chegando a, inclusive, gerar quadros crônicos. Ou seja, não adianta apenas estudar, é preciso fazer de uma maneira saudável.

O ideal é fazer valer dessas 4 horas. Mas há outros concurseiros que conseguem encaixar 8 horas de estudo na rotina, mas teve várias pausas durante o dia. Mas só conseguiu ter 5 horas líquidas de estudo, o ideal é fazer valer dessas 5 horas.

Então, a primeira resposta para a sua pergunta é que não existe um tempo padrão de quantas horas estudar por dia. Ou seja, isso pode variar para cada pessoa. O importante é você se organizar e saber com clareza quais os seus objetivos. Além disso, você precisa mapear a sua atual realidade e a concorrência a sua volta.

Se o seu cronotipo for matutino, o melhor horário para você estudar é pela manhã. Procure ir dormir cedo e nada de querer madrugar estudando. Você rende melhor à noite e tem dificuldade para acordar cedo? Então, o seu cronotipo pode ser o vespertino, isso porque o pico de produção de melatonina ocorre às 6h da manhã.

E, se for estudar durante a tarde, é possível que a sua performance seja amplificada. Contudo, a situação é diferente para quem tem apenas o período da noite para estudar. Se, assim como eu, você chega cansado do trabalho, tente fazer uma pausa estratégica.

Acordar às 5 horas da manhã para estudar! Hábito de produtividade.