Qual o melhor supositório para amolecer as fezes?

Perguntado por: dzaganelli . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Dulcolax® Supositórios contém bisacodilo, que tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, para favorecer a evacuação. Graças à aplicação diretamente no reto, a sua ação é local, atuando onde é necessário.

Alimentação correta
As fezes têm uma grande quantidade de fibras em sua composição, portanto, manter uma alimentação rica em fibras auxilia a melhorar o funcionamento intestinal e deixar as fezes mais moles. Além disso, a ingestão de água é muito importante, já que a água ajuda a amolecer as fezes.

Opções de laxante

  1. Suco de beterraba com laranja. ...
  2. Suco de mamão e laranja. ...
  3. Suco de uva, pêra e linhaça. ...
  4. Suco de maçã e azeite de oliva. ...
  5. Geleia de frutas com chá de sene. ...
  6. Geleia de chá de ruibarbo com frutas. ...
  7. Vitamina de ameixa seca e aveia.

Os laxantes osmóticos não provocam efeitos irritativos, não estimulam a produção de gases, não promovem desconforto abdominal e nem aumentam os níveis de glicose do sangue, o que permite seu uso por períodos prolongados.

Conforme o nutricionista Gabriel de Carvalho, uma possibilidade é o uso de supositórios de glicerina, que não fazem mal.

Podem ocorrer desconforto retal, aumento do fluxo sanguíneo retal e irritação local. As reações adversas provenientes do glicerol devem-se principalmente à sua ação desidratante, pois esta substância aumenta a osmolaridade plasmática resultando na perda de água dos espaços extravasculares.

Muitas pessoas cometem erros que podem traumatizar a região, ou fazer com que o produto perca a eficácia, como: Deixar o supositório no canal anal. Ele precisa ser introduzido completamente, até que a musculatura do ânus feche. Se houver uma ponta sobrando para fora, ele vai ser expulso.

Pode-se deixar o supositório atuar por 15 a 30 minutos. Não é necessário que o produto se dissolva completamente para que produza o efeito desejado.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

Consumir mais gorduras. As gorduras funcionam como lubrificante no intestino, facilitando a passagem das fezes. Assim, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras como abacate, coco, óleo de coco, azeite, nozes, castanhas, amendoim e sementes como chia, linhaça e gergelim.

Laxantes emolientes
Também conhecidos como amaciantes de fezes, os emolientes são um dos laxantes fortes e rápidos para quem está precisando evacuar.

Apesar da absorção pela via retal ser pequena L-Enema é contraindicado para uso por pacientes que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação, também é contraindicado em pacientes com desidratação e em todos os casos nos quais a capacidade de absorção está aumentada ou a eliminação diminuída.

Estimulantes: Os estimulantes, como o Dulcolax4, são laxantes de ação local, ou seja, agem diretamente no intestino. O bisacodil5, princípio ativo de Dulcolax4, estimula o movimento natural do intestino, o que promove o acúmulo de água dentro do órgão, hidratando mais as fezes e facilitando sua eliminação.

Como usar o Ultraproct LDO Supositório
Ultraproct LDO supositório deve ser colocado de maneira que seja introduzido inteiramente no ânus duas vezes ao dia, pela manhã e a noite.

Veja abaixo alguns alimentos que contribuem para regular o intestino e cuide da sua saúde.
...
Para isso, as verduras são excelentes:

  • Quiabo. ...
  • Vagem. ...
  • Brócolis. ...
  • Aspargos. ...
  • Couve manteiga. ...
  • Espinafre.