Qual o melhor sinal analógico ou digital?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Sobretudo, o sinal digital é mais confiável e estável, é composto de uma tecnologia de transmissão mais avançada, oferecendo sinal de qualidade e acabando com os chuviscos na TV, muito comuns no formato analógico.

O sinal analógico em resumo é uma onda contínua que varia em função do tempo. Este tipo de sinal oscila bastante e tem queda em qualidade, visto que o sinal trafega por uma frequência muito grande.

Compactação do sinal: na transmissão analógica, os sinais não podem ser comprimidos ou compactados, tal como ocorre na transmissão digital.

Pelo cronograma oficial, 2023 será o último ano do programa de promoção de desligamento do sinal analógico no país, iniciado em 2016.

Um sistema que aceita uma palavra digital como entrada e traduz ou converte o valor recebido para uma voltagem ou corrente analógicas proporcionais à entrada é chamado de Conversor digital-analógico ("D/A converter" ou DAC).

Um sinal analógico é qualquer sinal contínuo cuja variação no tempo representa a variação de uma grandeza física, fazendo assim uma analogia entre a grandeza e sua representação elétrica.

Os sinais digitais de televisão não são transmitidos por antenas terrestres, mas sim por satélite. Dessa forma, o padrão digital não sofre tanto com as oscilações, pois não viaja por tanto tempo. Assim, esse sistema é mais estável e oferece melhor qualidade de áudio e imagem.

O sinal da TV Digital não está imune às interferências, apesar de muitas vantagens em relação à analógica. Entre os problemas conhecidos pelos usuários da tecnologia, os mais comuns envolvem imagens quadriculadas, chiados, estalos no som, ausência completa do vídeo, do áudio ou até mesmo de canais.

As desvantagens da transformação digital

  • Vulnerabilidade de sistemas. Essas são falhas na segurança dos aplicativos, plataformas, APIs (códigos que conectam sua empresa a outros serviços), entre outros recursos de TI. ...
  • Gestão de ativos. ...
  • Possíveis ataques cibernéticos. ...
  • Ransomware. ...
  • Phishing. ...
  • Backdoor. ...
  • DDoS ou DOS.

Qual a diferença da antena analógica e digital? Em linhas gerais, a diferença mais significativa entre o sinal analógico e o digital está relacionada à transmissão. Isso porque nas antenas digitais o sinal é recebido de forma mais preservada, mantendo a qualidade original do conteúdo, sem interferências.

Estes são sinais contínuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal. Um velocímetro analógico de ponteiro, um termômetro analógico de mercúrio e uma balança analógica de mola são exemplos de dispositivos que contêm sinais analógicos.

Maior estabilidade no sinal
Com a transmissão digital esse problema será solucionado de uma vez por todas. Afinal, o recebimento das informações é feito de uma maneira mais robusta e estável, evitando interferência, oscilações de qualidade e os famosos “fantasmas” ou “chuviscos” na imagem.

Basta acessar o site Seja Digital, selecionar estado e o município, e conferir a informação disponibilizada na tela.

Atualmente, 60% dos municípios brasileiros possuem sinal digital de televisão. O Programa Digitaliza Brasil do Ministério das Comunicações (MCom) pretende levar o sinal digital de televisão a todos os municípios brasileiros até o final de 2022 e encerrar as transmissões analógicas até 2023.

Este processo conclui a digitalização dos sinais de TV até 31 de dezembro de 2023, quando então todas as transmissões de TV analógica deverão ser desligadas. Algumas TVs já estão realizando a retransmissão do sinal digital, outras ainda estarão se adequando no decorrer do processo.

Sinal da antiga parabólica está previsto para ser desligado no começo de 2024 porque é muito próximo da faixa de frequência usada pela internet 5G, o que pode resultar em interferências.