Qual o melhor sabonete para lavar feridas?

Perguntado por: zmota . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Os sabonetes Protex podem ajuda no tratamento que sua pele precisa. Eliminando 99,9% das bactérias e o vírus da COVID-19*. O sabonete antibacteriano Protex Macadâmia, tem a combinação perfeita de proteção natural e sensação nutritiva de uma pele saudável e protegida.

É simples: para cortes, use água corrente, soro fisiológico e um sabonete antisséptico ou o próprio sabão de coco”, explicou Dr. Guilherme.

As feridas podem ser simples ou mais profundas. Para as simples, que machucam a camada superficial da pele, o melhor desinfetante é a dupla água e sabão. Antissépticos tópicos são recomendados para pacientes mais frágeis. O ferimento deve cicatrizar em sete dias se for limpo com água e sabão.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Alguns nutrientes são especialmente importantes no processo de cicatrização de feridas. Proteínas, carboidratos e gorduras auxiliam na regeneração tecidual. Vitaminas A, C, E e zinco são importantíssimos por sua ação antioxidante.

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?

  • Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ...
  • Camomila. ...
  • Calêndula. ...
  • Centella asiática. ...
  • Guaco.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Para os médicos, qualquer ferida que não cicatriza em um prazo de 4 a 6 semanas deve ser tratada com mais atenção. Se o ferimento atinge o estágio crônico, ou seja, se a dificuldade de cicatrização é maior do que este período, passa a ser chamada de úlcera.

Ele costuma ser muito indicado para pessoas que têm a pele mais seca, sensível, com lesões ou queimaduras de sol, porque possui um pH mais neutro e tem alto poder de hidratação.

Sabonetes e Antissépticos - ME

  • Sveda 10.
  • Nexter 4.
  • Biofleur 3.
  • Palmolive 2.
  • Zeta Skin 2.
  • Alma de Mulher 1.
  • Dioxy 1.
  • Protex 1.

Sabonete neutro é aquele com pH próximo ao da pele, que fica entre 5,4 e 5,6. Esse tipo de sabonete não provoca alterações na microflora cutânea e, portanto, é recomendado para pessoas com pele sensível, inclusive bebês.

O sabonete antibacteriano ou também chamado de sabonete antisséptico tem ação sobre bactérias e também vírus. Por sua ação mais específica, é muito indicado para quem está muito exposto – como profissionais de saúde.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Quais as possíveis causas de cicatrização lenta? As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

Lave apenas com água fria e sabão. Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida. Caso o corte seja pequeno, aplique um curativo do tipo biotecnológico, para proteger a lesão e evitar que, ao retirar o curativo, o local da ferida sofra uma nova agressão.

Use soro fisiológico morno. O ideal é que seja feita por um profissional com a utilização de uma pressão no leito da ferida. Além disso, não se deve usar água e sabão. Existem substâncias específicas à base de polihexanida para combater a infecção.

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L.(cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

O iodeto de timol é utilizado como agente antisséptico, auxiliando na cicatrização das feridas. Modo de usar: Uso Externo. Sobre a pele limpa e seca, polvilhar Cutisanol Pó diretamente nas partes afetadas, de 3 a 5 vezes ao dia.