Qual o melhor sabão para lavar cirurgia?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Para lavá-la, usa-se sabonete líquido neutro e água corrente, não muito quente. O resultado positivo de uma cirurgia não é definido quando o paciente tem alta, mas sim após sua recuperação plena do procedimento, o que inclui a cicatrização dos pontos, algo bastante demorado.

Asépxia Sabonete Neutro 80g (Kit C/12)

O sabonete de PHMB pode ser aplicado diretamente na ferida, na manutenção do curativo, espalhando em todo leito com superfície estéril até que seja totalmente absorvido, não precisando ser removido com água.

Antes da internação: banho com sabonete Protex, sem lavar os cabelos. Não utilizar qualquer medicação que contenha na sua composição Ácido Acetil Salicílico (AAS, aspirina, doril, melhoral, somalgin, bufferin etc) ou Ginkgo Biloba nos 15 dias que antecedem a cirurgia.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Sabonete neutro é aquele com pH próximo ao da pele, que fica entre 5,4 e 5,6. Esse tipo de sabonete não provoca alterações na microflora cutânea e, portanto, é recomendado para pessoas com pele sensível, inclusive bebês.

Caso o curativo seja feito durante o banho, lave a ferida com especial cuidado com água e sabão. Se não lavar durante a higiene pessoal, use solução salina e aplique sabão com a ajuda de uma gaze estéril.

Realize a limpeza dos pontos da ferida cirúrgica com gaze embebida em álcool a 70% por 3 vezes, num único sentido; Realize a limpeza da área ao redor da ferida; Cubra a ferida com gaze seca e feche com espar- adrapo ou atadura; Lave as mãos.

Tempo de cicatrização
Experimente o sabonete antibacteriano Protex Ômega 3, sua fórmula é enriquecida com ingredientes conhecidos por suas propriedades nutricionais.

Se for necessário lavar a ferida operatória, isso pode ser feito com soro fisiológico ou com água e sabão.

As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

Eu sugiro para as minhas pacientes usarem, nas áreas operadas, sabonete de glicerina líquida com calêndula ou hamamélis, que ajudam na cicatrização .

O sabão de coco é um produto que normalmente não causará reações alérgicas o que o torna muito bem vindo na pele, cabelos, no banho dos animais e para lavar a roupa da família e dos bebês.

Indicado para todos os tipos de pele, o sabonete antisséptico Granado oferece proteção antibacteriana e elimina bactérias causadoras de doenças e infecções de pele, proporcionando limpeza e assepsia eficaz da pele e do couro cabeludo, além de auxiliar no controle da acne e da caspa.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.