Qual o melhor RPG para começar?

Perguntado por: amello . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Mergulhe em alguns dos melhores universos de fantasia, alta tecnologia, distópicos, cyberpunk ou de terror ao inciar uma eletrizante campanha com este títulos.

  • Dungeons and Dragons (5º edição) ...
  • Cyberpunk 2020. ...
  • Chamado de Cthulhu. ...
  • The Witcher RPG. ...
  • Tormenta 20. ...
  • Star Wars: Fronteira do Império. ...
  • Shadowrun. ...
  • Deadlands.

Ou então apenas nos perguntamos se é possível jogar sozinho. De qualquer forma a resposta é que sim. Ao longo dos anos muitos amantes de RPG por aí desenvolveram métodos e escreveram livros sobre jogar sozinho (ou RPG solo como farei a referência nesse artigo).

Para criar o seu próprio RPG de mesa, a primeira coisa que você deve fazer é um textinho dizendo do que o jogo se trata e detalhando como você quer que seja a experiência dos jogadores. Depois, é hora de trabalhar nas mecânicas do jogo, ou seja, em como ele deve ser jogado.

Ser um bom jogador de RPG as vezes envolve ser corajoso o suficiente para estar a frente do seu grupo e guiá-lo com um verdadeiro líder. Se você sentir que o seu grupo está disperso, sem saber o que fazer, não tenha dúvidas.

Tormenta 20

Tormenta 20
Com mais de 20 anos de publicação, Tormenta é o maior e mais celebrado jogo de RPG de mesa brasileiro. Em 2019, através de uma campanha de financiamento coletivo, foi lançado Tormenta 20, o novo manual de regras básicas do jogo.

World of Warcraft
World of Warcraft é tão bom que recebeu uma nova versão chamada “Classic”, na qual, em vez de inserir novidades ao jogo, retornou à sua versão original com muito menos conteúdo, exclusivamente pela nostalgia. Um luxo que poucos jogos podem ser dar. Sem dúvidas o maior RPG online de todos os tempos.

Sistema Tormenta: mais famoso RPG nacional com fama internacional.

Dungeons & Dragons

Em registros oficiais, o Role Playing Game ou RPG surgiu no ano de 1974. O primeiro lançamento foi o jogo Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões, em português), criado por Gary Gygax e Dave Arneson.

Quando jogar RPG solo, você precisa de duas coisas: um emulador de mestre, e um sistema de regras. Dominus faz os dois papeis. Mas você pode usar outros sistemas em qualquer uma das partes, como no lado do mestre: Mythic GM Emulator, Impetus, CRGE.

Para isso, alguns pontos importantes para você ter como mestre de RPG nesta jornada:

  1. Faça DESCRIÇÕES SIMPLES. Deixe que os jogadores preencham o resto com suas perguntas e ações ao invés de passar os vários detalhes de tudo que está acontecendo.
  2. Use outros SENTIDOS ALÉM DA VISÃO. ...
  3. NUNCA fale o que os PERSONAGENS SENTEM.

A sessão de RPG dura cerca de uma hora e deve ser feita uma vez por semana. A duração do tratamento varia de acordo com os problemas de cada paciente. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Entenda! As partidas de RPG não tem uma duração estipulada. Para cada uma delas, há variantes de acordo com o empenho dos jogadores envolvidos na história. Algumas partidas duram minutos, horas ou até dias.

Para se jogar RPG é necessário três elementos: sistema de regras, narrativa e jogadores.

O primeiro jogo MUD com interface gráfica (podendo ser considerado um MMORPG) foi Neverwinter Nights (1991), distribuído em um CD da AOL em 1991. Outros exemplos são The Shadow of Yserbius [en], de 1992; The Fates of Twinion, de 1993; e The Ruins of Cawdor.