Qual o melhor Risedross ou alendronato?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Entre os dois prefiro utilizar o alendronato porque é aquele mais estudado e com resultados muito positivos em relação não só ao aumento da massa corporal, mas também à real prevenção de fraturas tanto de vértebras quanto de fêmur!

O tratamento padrão é com alendronato de sódio, um fármaco inibidor específico da reabsorção óssea da classe dos bifosfonatos que apresenta alguns problemas após 2 ou 3 anos de uso. Agora um novo fármaco, denominado romosozumab, já aprovado nos EUA e atualmente sob análise na Anvisa, pinta no horizonte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Osteoform (alendronato) e Risedross (risedronato) estão na mesma família, a dos bisfosfonatos. Porém existem medicamentos de outras classes que podem ser considerados. O tratamento da osteoporose deve ser sempre individualizado! Olá!

A dose recomendada é de 1 comprimido de 35 mg uma vez por semana, por via oral. O comprimido deve ser tomado no mesmo dia de cada semana. A dose recomendada é de 1 comprimido de Risedross (risedronato sódico), por via oral, uma vez ao mês. O comprimido deve ser tomado no mesmo dia de cada mês.

Os bisfosfonatos são os medicamentos mais prescritos para o tratamento da osteoporose. O Alendronato foi o primeiro bisfosfonato a ser aprovado para este fim. Desde então, outros medicamentos desta mesma classe já estão em uso, como o risedronato e o ibandronato. Todos estes são apresentados na forma de comprimidos.

Praticar exercícios regularmente; Fazer a reposição hormonal quando indicado; Seguir uma dieta balanceada, com as quantidades adequadas de cálcio e vitamina D; Fazer a densitometria óssea, um exame que permite medir e avaliar a condição, densidade e saúde dos ossos.

Após engolir o comprimido de alendronato de sódio espere pelo menos 30 minutos antes de alimentar-se, beber ou tomar qualquer outra medicação, incluindo antiácidos, suplementos de cálcio e vitaminas.

Sim, pode ser associado o bifosfonato (alendronato) para o tratamento de osteoporose de pacientes com uso prolongado (mais de 5 anos) de cálcio e vitamina D. Todavia deve ser reavaliada sua continuidade após 5 anos de uso, considerando os riscos e benefícios.

Um bom exemplo são os peixes, tanto a pescada frita – 120g possui 454 mg de cálcio – e a sardinha assada 50g possui 219 mg de cálcio. Além do cálcio, os peixes ganham destaque porque muitos também são ricos em ômega 3, selênio, zinco, magnésio, potássio e possuem ação anti-inflamatória.

RISEDROSS (risedronato sódico) é destinado ao tratamento e prevenção da osteoporose (perda de material ósseo) em mulheres no período pós-menopausa para reduzir o risco de fraturas vertebrais e não vertebrais.

Comuns: constipação (prisão de ventre), dispepsia (má digestão), náusea, dor abdominal, diarreia. Incomuns: gastrite (inflamação do estômago), esofagite (inflamação no esôfago), disfagia (dificuldade para engolir), duodenite (inflação do duodeno), úlcera do esôfago.

Indicações de uso:
Tratamento da osteoporose em homens com alto risco de fraturas e tratamento da osteoporose estabelecida em mulheres no período pós menopausa para reduzir o risco de fraturas de quadril.

Risedronato Sódico EMS 35mg, caixa com 2 comprimidos revestidos.

Algumas das medicações para osteoporose, como o alendronato e outros bifosfonatos, podem causar mal estar gástrico, ulceras, gastrite e inflamações nas mucosas do estomago e esôfago.

O uso de alendronato é a medida farmacológica com melhor evidencia para evitar fraturas em mulheres com osteoporose. A recomendação mais usada e recomendada pela Cochrane é que seu uso dure cerca de 1 a 4 anos, sendo o mais comum o período de 2 anos.

O tempo para o aparecimento desses sintomas variou de um dia a vários meses após o início do tratamento. Caso você observe o aparecimento destes sintomas graves, informe seu médico. O consumo de álcool e cigarro pode piorar seu problema ósseo, portanto evite seu consumo excessivo.

Sobre o Produto
RISEDROSS (risedronato sódico) é destinado ao tratamento e prevenção da osteoporose (perda de material ósseo) em mulheres no período pós-menopausa para reduzir o risco de fraturas vertebrais e não vertebrais.