Qual o melhor remédio similar ou genérico?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Medicamento genérico – é idêntico ao de referência e vai funcionar da mesma forma, entretanto, não tem um nome comercial, uma marca. Medicamento similar - tem o mesmo princípio ativo de um remédio de referência, porém, com um nome comercial, ou seja, uma marca.

Os médicos que não costumam receitar, ainda que minoria, não o fazem por quatro principais razões: o paciente não concorda em tomar genéricos, o paciente prefere o medicamento de marca, os de marca são mais fáceis de encontrar e por não ser política da unidade de saúde onde trabalha receitar esse tipo de remédio.

Conforme o texto da RDC 58/2014, a intercambialidade entre um medicamento similar e um genérico não é permitida. A legislação vigente prevê a intercambialidade apenas entre o medicamento genérico e seu respectivo medicamento de referência.

Medicamento similar: é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em ...

Suas fórmulas são inovadoras e originais quando apresentam combinações recém-descobertas que comprovam cientificamente sua eficácia, segurança e qualidade. Essa comprovação é feita junto à Anvisa e demais órgãos reguladores, e somente depois disso a medicação pode ser lançada para o público.

Genéricos como uma opção mais acessível
Após serem criados, os genéricos são submetidos a um rígido controle de qualidade, que assegura que o consumidor tenha resultados iguais aos do medicamento de referência. Além disso, a Anvisa é a instituição responsável por verificar e autorizar o comércio desses medicamentos.

O medicamento genérico possui a mesma qualidade, segurança e eficácia do medicamento de referência. Isso porque sua intercambialidade tem garantia através de testes de equivalência, que incluem comparações in vitro e estudos de bioequivalência em humanos e apresentados para avaliação final da Anvisa.

Top Saúde 2021
Pela primeira vez, a pesquisa Folha Top of Mind aponta três marcas empatadas na liderança da categoria: Medley (5%), EMS (3%) e Neo Química (2%). A igualdade, dentro da margem de erro do estudo, persiste mesmo quando aplicado o critério de awareness, em que Medley alcança 6%, EMS, 4%, e Neo Química, 3%.

Sua única desvantagem é sua escassez: nem todos os medicamentos de referência possuem equivalentes genéricos, já que muitos ainda estão protegidos por patentes.

O medicamento genérico é intercambiável com o de referência porque tem qualidade comprovada através de testes e é considerado seu equivalente terapêutico, ou seja, tem a mesma eficácia clínica e o mesmo potencial para gerar efeitos adversos em relação ao de referência.

Afinal, remédio genérico é confiável? A resposta para essa questão é sim, os medicamentos genéricos são tão confiáveis quantos os de referência.

A RDC nº 58, de 10 de outubro de 2014, é o documento que estabeleceu que similares podem substituir referências éticos, pois antes só era possível substituir um referência por sua substância, não por um similar. Além disso, similares NÃO são intercambiáveis entre si e, tampouco, com genéricos.

“Será considerado intercambiável o medicamento similar cujos estudos de equivalência farmacêutica, biodisponibilidade relativa/bioequivalência ou bioisenção tenham sido apresentados, analisados e aprovados pela ANVISA.”

Dipirona Medquímica 500mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 10mL de solução de uso oral.