Qual o melhor remédio para tristeza bovina?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O protocolo J.A indicado para o controle e tratamento da tristeza parasitária bovina é a utilização de Ganavet Plus, babesicida à base de Diminazeno e Fenazona, associado ao Diclotril, antimicrobiano e anaplasmicida à base de Enrofloxacina e Diclofenaco de Sódio.

R$ 55,54.

A tristeza parasitária carrega esse nome pelos sintomas típicos da doença: o animal fica apático, emagrece, apresenta quadro de febre e anemia, além de comprometer a produção de leite. Em alguns casos, pode levar o animal à morte.

O tratamento para a Tristeza Parasitária deve ser realizado assim que os primeiros sintomas forem observados. Têm-se no mercado vários tipos de medicamentos que são utilizados para o tratamento desta doença. Para a Anaplasmose, pode-se lançar mão de dois medicamentos de eleição: o Imidocarb e as oxitatraciclinas.

Dicas para prevenir prevenir a tristeza parasitária bovina
Fornecer quantidade significativa de colostro às bezerras durante as primeiras oito horas de vida – já que ele possui vários anticorpos produzidos pela vaca; inclusive contra a TPB.

A prevenção e o controle dos casos de TPB é feita através da adoção de pontos básicos, como:

  1. Controle dos vetores (carrapatos e moscas hematófagas);
  2. Garantia de eficiência na colostragem e no processo de TIP;
  3. Proibição ao uso compartilhado de instrumentais perfuro-cortantes entre os animais.

A vacinação deve ser feita nos bovinos a partir dos três meses de idade sob a orientação do médico-veterinário. A vacina deve ser descongelada em banho-maria (38ºC a 40ºC) e transferida para o frasco com diluente para aplicação nos animais.

Tristezina está indicada para o tratamento de infecções por babésias (Piroplasmose) e Tripanossomas.

O produto Imidofort® B12, indicado no tratamento da Babesiose e Anaplasmose bovina, possui em sua composição, além do diproprionato de imidocarb, a vitamina B12 (cianocobalamina). A suplementação com vitamina B12 contribui com a formação dos glóbulos vermelhos, células fortemente afetadas na TPB.

A cianocobalamina é a substância ativa dos medicamentos com os nomes comerciais acima expostos. A cianocobalamina age como coenzima em várias funções metabólicas, incluindo o metabolismo das gorduras, carboidratos e síntese de proteínas.

Sintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12 em dias alternados (dia sim, dia não), por 2 semanas, seguido de 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina). Crianças: 50 a 100 mcg, intramuscular, 1x/semana até que a deficiência seja corrigida.

As necessidades básicas para todas as vacas são: alimentação, água, luz, ar, descanso, espaço e saúde. As vacas precisam ter espaço suficiente para comer, beber, caminhar, socializar, descansar e até mesmo se coçar. Cada vaca deve ter acesso fácil a alimento de qualidade, durante as 24 horas do dia.

Quais são os sinais clínicos da tristeza parasitária bovina?

  • Febre (temperatura retal igual ou superior a 39,3°C);
  • Letargia;
  • Apatia;
  • Alteração na coloração das mucosas (ictéricas, pálidas e/ou com presença de petéquias);
  • Desidratação;
  • Corrimento lacrimal;
  • Perda de apetite.

Ganaseg™ 7% é indicado para o tratamento de bovinos infectados com babesia causada por Babesia bigemina e Babesia bovis e em equinos para Babesia caballi e Theileria (Babesia) equi. Uma única administração oferece completo alívio das manifestações clínicas da “Tristeza Parasitária Bovina”(TPB).

Animais acometidos por tristeza bovina podem apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  1. Febre;
  2. Anemia;
  3. Urina escura;
  4. Mucosas amarelas.

Quais são os sinais clínicos da tristeza parasitária bovina?

  1. Febre (temperatura retal igual ou superior a 39,3°C);
  2. Letargia;
  3. Apatia;
  4. Alteração na coloração das mucosas (ictéricas, pálidas e/ou com presença de petéquias);
  5. Desidratação;
  6. Corrimento lacrimal;
  7. Perda de apetite.

Resumo: No Brasil, os agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) são dois protozoários (Babesia bovis e Babesia bigemina) e uma rickettsia (Anaplasma marginale), sendo que a doença pode ser causada por um, dois ou os três agentes juntos.