Qual o melhor remédio para substituir o Rivotril?

Perguntado por: erocha3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Medicamento de Referência: Rivotril

ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
RivotrilclonazepamClonasun
RivotrilclonazepamClonasun
RivotrilclonazepamEpileptil
RivotrilclonazepamUni-Clonazepax

Quando o problema é ansiedade, são preferidas medicações do grupo dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina para substituir o clonazepam, de modo geral. Na insônia, deve-se procurar a causa e, se não for encontrada causa específica, medicações como a mirtazapina e a trazodona são preferidas.

Apesar de serem da mesma classe (benzodiazepínicos) o diazepam e o clonazepam (rivotril) tem características distintas, portanto a troca feita sem orientação não é recomendada.

Se você parar subitamente de tomar o Rivotril, poderá ter sintomas de abstinência (como alterações mentais / de humor, tremores, cãibras no estômago / músculos). Para ajudar a prevenir a abstinência, seu médico pode diminuir sua dose lentamente.

Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.

Utilizados para tratar sintomas como ansiedade e insônia, os benzodiazepínicos (como Rivotril, Frontal e Lexotam) foram associados a um risco até 51% maior de desenvolvimento da demência.

Sim, todas as medicações, mesmo que utilizadas como SOS como você o utiliza, podem trazer prejuízos cognitivos e de dependência e resistência ao medicamento. Caso esteja utilizando o remédio sem acompanhamento médico, procure algum profissional para te acompanhar e organizar a sua prescrição.

Rivotril pode causar dependência

  • ansiedade acentuada;
  • distúrbio comportamental;
  • psicoses;
  • alucinações;
  • desrealização;
  • despersonalização.

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

“Lançaremos no início do ano o Prysma®, que inaugura a 1ª categoria da Anvisa como inovador diverso e é o único da 3ª geração de indutores do sono no Brasil, oferecendo aos médicos e seus pacientes uma opção para até 8 horas de sono que não causa dependência e com menos efeitos colaterais que os benzodiazepínicos”, ...

A meia-vida dele varia de 20h a 50h. Meia-vida é o tempo que leva para o nível do medicamento no sangue cair pela metade. E depois que cai pela metade, continua caindo lentamente.

Qual e diferença entre rivotril e diazepam? Ambos são benzodiazepinicos, o Diazepam tem meia vida mais curta e é usado para situações emergenciais. O Rivotril é usado para ansiedade e insônia, dura mais tempo no corpo.

Sua meia-vida de eliminação é de 30 a 40 horas, o que significa que após 30 a 40 horas você tem, no organismo, ainda metade da dose de Rivotril* que tomou .

Como Funciona o Rivotril (Clonazepam)?
Ele tem um efeito inibitório no cérebro, normalmente, causa uma inibição da atividade dos neurônios. E quando você atua sobre o receptor GABA, está estimulando uma atividade inibitória no cérebro, por isso ele provoca sintomas majoritariamente inibitórios.

As duas medicações são da mesma classe. São "primos" em relação ao efeito fisiolófico que eles têm. A diferença entre eles é em relação à duração do efeito e a meia-vida.

Rivotril (clonazepam) é uma medicação da classe dos benzodiazepinicos, podendo causar dependência a longo prazo. Isso depende da quantia usada e por quanto tempo. Já a Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, com forma de ação diferente do Clonazepam e que não causa dependência. Espero ter ajudado!

A dosagem 0,25mg é menor, ou seja, mais fraca. O uso sublingual faz com que seu corpo absorva de forma mais rápida a substância.

Como o zolpidem atua de forma mais seletiva, age apenas como indutor do sono, e o clonazepam que tem uma ação mais ampla, age como indutor o sono, ansiolítico, antiepileptico e relaxante muscular.

O Rivotril é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, funciona como ansiolítico, costuma ter também efeito sedativo, e não costuma acarretar ganho ou perda de peso.

O clonazepam, mais conhecido como Rivotril, tem meia-vida mais longa. Isso faz com que dure mais tempo no corpo que o diazepam, que tem meia-vida curta. Em termos de comparação, 0,25 mg de clonazepam equivalem a 5mg de diazepam.

Olá , o Rivotril pode causar uma queixa de memória como efeito agudo , pois ela age no receptor GABA como cofator , igual ao álcool , mas também existem trabalhos que mostram que ele aumenta o risco da pessoa ter doença de Alzheimer no futuro , esse risco aparentemente aumenta com a dose e o tempo de uso , o melhor ...