Qual o melhor remédio para síndrome do túnel do carpo?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para reduzir a inflamação no pulso e aliviar os sintomas; Injeção de corticoides no túnel do carpo para reduzir o inchaço do local e aliviar a dor e desconforto durante o mês.

A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas.

Remédios analgésicos anti-inflamatórios: como o ibuprofeno, que reduzem a inflamação local, aliviando a dor causada pela síndrome; Injeções de corticoides: que são administradas na região do túnel do carpo, para diminuir o inchaço e a pressão provocada sobre o nervo mediano.

Existem publicações médicas há mais de dez anos sobre o uso de vitamina B6 para aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo(11,20,39). O trabalho do Dr. Karl Folkers, num estudo realizado desde 1978, chamou a atenção para o uso da vitamina B6 como tratamento da síndrome do túnel do carpo (15).

Na fase aguda, a administração de medicamentos (ou remédios) como analgésicos e antinflamatórios podem contribuir para o alívio dos sintomas. O uso de ortóteses imobilizadoras e a fisioterapia adequada também podem ser úteis no tratamento das parestesias de uma forma natural, não invasiva.

Tente evitar dormir com algum deles debaixo do travesseiro, por exemplo, ou pode piorar o quadro da síndrome. Apoie os braços em travesseiros para aliviar a tensão e reduzir as dores. Se dormir de lado, deixe o braço afetado do lado de cima e ponha mais um travesseiro à sua frente, no qual possa descansar a mão.

Porque o túnel do carpo piora a noite? A Síndrome do Túnel do carpo ocorre quando o espaço da mão fica mais apertado pelo ligamento do carpo, que acaba comprimindo o nervo e causando seus sintomas. Essa compressão piora a noite pois o retorno venoso diminui quando estamos com os braços parados.

Atividades que exigem a permanência do punho em flexão ou extensão não são muito indicadas, pois esse posicionamento do punho comprime ainda mais o nervo mediano dentro do túnel do carpo.

Se não tratada, a síndrome do túnel do carpo pode causar atrofia do nervo e dos músculos da mão, além de perda da força para segurar objetos.

Sim, a doença Síndrome do Túnel do Carpo pode dar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.

Fisioterapia, fortalecimento dos músculos, alongamentos e compressas de gelo, por exemplo, também podem ser indicados para alívio dos sintomas e controle da inflamação.

Algo muito importante saber sobre essa síndrome quando se fala de benefícios do INSS é que receber o diagnóstico dessa doença não garante nenhum direito. Isso porque a doença por si só não impede uma pessoa de trabalhar.

Caso os sintomas persistam por alguns dias, deve-se procurar um ortopedista para ser examinado, e podendo ser solicitado alguns exames, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento.

As principais complicações da liberação cirúrgica do túnel do carpo descritas na literatura são: liberação incompleta do ligamento transverso do carpo (a mais freqüente), lesão do nervo mediano, especialmente do ramo cutâneo palmar, infecção, subluxação anterior do nervo mediano e aderência do nervo na região de ...

As possíveis causas na origem da compressão do nervo poderão ser: alterações degenerativas nas articulações (artrose do cotovelo ou do punho), sequelas de lesões de ligamentos (entorses graves), quistos peri-articulares, traumatismos, feridas ou queimaduras profundas, ou posturas crónicas do cotovelo e punho (p. ex.

A dormência das mãos ou parestesia, pode ser causada por lesão, irritação ou compressão de um dos nervos ou de um raminho de um dos nervos do seu braço ou do seu punho. Se você tem alguma doença que possa afetar os nervos periféricos, como diabetes, essas dormências, queimação ou dores ocorrem primeiro nos pés.

Para indicar uma doença mais grave, o formigamento deve estar associado a outros sintomas. As possíveis doenças são: diabetes, infarto, AVC, doenças renais, hérnia de disco, deficiência de vitaminas, crise de ansiedade e estresse, esclerose múltipla e Guillain-Barré.

O formigamento ou dormência no braço esquerdo, em alguns casos mais raros no braço direito, é um dos sintomas do infarto, geralmente associado a outros como falta de ar, dor ou sensação de pressão no peito, suor frio, náuseas e mal estar. Em casos assim, procure uma emergência médica imediatamente.

É necessário deixar claro que receber o diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo não garante nenhum direito, contudo, a pessoa que sofre da STC pode sim ter direito a receber o Auxílio-Acidente, Auxílio-Doença ou até a Aposentadoria por Invalidez.

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são sensações estranhas, dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar, no lado do polegar na mão. Em alguns casos a mão toda é afetada. Em alguns casos, também há dor e uma sensação de queimação ou formigamento no antebraço.

Depende de alguns fatores. A síndrome do túnel do carpo aposenta quando é verificada a incapacidade permanente para as atividades que permitem o sustento do segurado que está doente. Dentre os tipos de aposentadoria, é a modalidade por invalidez que poderia enquadrar a condição e conceder o direito.