Qual o melhor remédio para repor a cartilagem do joelho?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Geralmente, recomenda-se combinar a condroitina com a glucosamina para melhores resultados.

Os principais medicamentos que podem ser indicados para tratamentos nos ossos e cartilagens são:

  • Risedronato Sódico;
  • Ácido mefenâmico;
  • Osteotrat;
  • Fixenato;
  • Alendronato de Sódio;
  • Fixare Pro ;
  • Ibandronato de Sódio;
  • Condroflex e Tangerinas.

O Chá Canela de Velho é muito utilizado para redução de dores e inflamações das articulações pois regenera as cartilagens que revestem os ossos, auxilia em doenças como artrose, artrite reumatóide e osteoartrite e reduzem dores nas coluna e musculares.

O agachamento é seguro para quem tem dor no joelho (dependendo da lesão, claro) porque é um exercício em cadeia cinética fechada (você realiza o movimento com os pés apoiados no chão ou em uma base) e que recruta vários músculos grupos e articulações ao mesmo tempo. mesmo tempo (joelhos, quadris, tornozelos).

A suplementação de Vitamina C e Magnésio
Isso leva a uma degradação acelerada da cartilagem e progressão mais rápida da osteoartrite. Para esse fim, a suplementação de magnésio com vitamina C pode ajudar.

Para se recuperar mais rápido de uma entorse do joelho, você precisa seguir um plano de cinco etapas do tratamento, clinicamente conhecido como PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação). No momento agudo da torsão, exponha a área lesionada, proteja com algo rígido, como uma tala ou uma faixa.

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido.

Qual o colágeno mais indicado? Tanto o colágeno hidrolisado como o colágeno não desnaturado têm espaço no tratamento da artrose do joelho, das lesões da cartilagem articular ou da condromalácia.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.

As carnes brancas – como o frango e os peixes – são alimentos ricos em colágeno para cartilagem.

O picão-preto, considerado uma espécie invasora no campo, mostrou em testes ter benefícios similares aos dos retinoides, receitados nos consultórios dermatológicos em razão do seu poder de regeneração celular e síntese de colágeno.

Cartilagem do joelho gasta: o que fazer para reduzir a dor?

  1. Pratique atividade física.
  2. Faça compressa de água quente ou fria.
  3. Use calçados adequados.
  4. Procure tratamento médico.
  5. Faça fisioterapia.

Pessoas que apresentam problemas no joelho podem ter uma maior estabilização dessa articulação com o uso de joelheiras ortopédicas. Esse equipamento ajuda a proteger essa parte do corpo e evitar lesões, bem como favorecer a recuperação quando a pessoa já passou por algum problema.

Se você tem problemas nas articulações, principalmente nos joelhos, deve evitar os exercícios de alta impacto. Essa categoria consegue definir bastante o corpo e tem alto potencial para queima de gordura, mas em contrapartida ela coloca muita tensão sobre o sistema esquelético e podem até causar lesões.

Sempre! Pacientes com artrose de joelho com comprometimento progressivo da independência das atividades de vida diária, dor e falha do tratamento conservador devem ser indicados para a realização do tratamento cirúrgico.

Condroitina
A condroitina é uma substância natural do corpo e a sua suplementação pode agir na reconstrução da cartilagem que está causando dor. Além disso, segundo a especialista, o suplemento contribui para a elasticidade e flexibilidade das articulações.

Os medicamentos anti-inflamatórios mais comuns para dor no joelho são: diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, piroxicam, meloxicam, tenoxicam, naproxeno, aceclofenaco, trometadol, etodolaco, indometacina, rofecoxib, parecoxib, celecoxibe, etoricoxibe, ácido tranexâmico, ácido mefenâmico, flurbiprofeno, ...

Luxação sempre é uma lesão grave, já que a articulação só se desloca quando há lesão dos ligamentos. No joelho, pode ocorrer a luxação da patela ou da articulação entre a tíbia e o fêmur. Esta última é a que conhecemos como luxação do joelho.

A vitamina C em doses baixas como 50 ou 100mg, aumenta a absorção do Colágeno no trato gastrointestinal. Ela aumenta a biodisponibilidade no nosso sangue ou disponibiliza mais colágeno no sangue para teoricamente agir na cartilagem.