Qual o melhor remédio para refluxo infantil?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Crianças menores de 1 ano de idade – com sintomas e sinais de DRGE que não responderam a medidas conservadoras – podem ser tratadas com ranitidina (10mg/kg/dia, a cada 12 horas) por 2 semanas, mantendo tratamento por 8 semanas se houver melhora significativa.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Seu médico pode tentar prescrever inibidores da bomba de prótons (IBP), um tipo de medicamento para a DRGE, por um período de tempo para ver se os sintomas desaparecem. Os IBPs incluem medicamentos conhecidos, como Omeprazol, Lanzoprazol, Pantoprazol, entre outros.

São sintomas próprios do refluxo no esôfago a queimação e a dor torácica, uma dor tão intensa que, às vezes, simula a dor da angina, do infarto ou da isquemia no coração. Quando atinge a laringe, o refluxo pode provocar inflamação acompanhada de tosse seca.

Então, os alimentos que devem ser evitados ou reduzidos são:

  • Bebidas alcoólicas.
  • Café
  • Extrato de tomate.
  • Pimenta.
  • Temperos muito fortes.
  • Refrigerantes ou demais líquidos gaseificados.
  • Chocolate.
  • Alimentos gordurosos como frituras e lanches rápidos.

ImpedanciopHmetria: o exame para detectar refluxo.

Sintomas

  • Azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta;
  • Dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio;
  • Tosse seca;
  • Doenças pulmonares de repetição como pneumonias, bronquites e asma.

O refluxo gastroesofágico durante o sono
Isso quer dizer que a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) afeta o sono porque acorda os pacientes em meio à noite ou, mais comumente, leva a uma série de curtos despertares dos quais o paciente não toma consciência, resultando na fragmentação do sono.

Por mais que não pareça, a tosse é muito comum entre aqueles diagnosticados com refluxo gastresofágico.
...
O tratamento do refluxo gastroesofágico

  1. Consumir bebidas alcoólicas moderadamente;
  2. Evitar cigarro;
  3. Não fazer refeições muito volumosas;
  4. Evitar alimentos muito pesados.

A tosse seca pode ser, por exemplo, um sintoma da asma ou de alguma alergia. Quando esse não é o caso, pode-se buscar ajuda especializada. O diagnóstico do refluxo é feito por exames como a endoscopia digestiva alta, a pHmetria e a manometria gástrica.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão. Dizem que o limão tem um efeito alcalinizante no organismo e por isso ajuda a neutralizar a acidez do estômago, evitando a dor que o refluxo provoca.
  2. Chá de gengibre. ...
  3. Vinagre de maçã ...
  4. Chá de camomila. ...
  5. Suco de babosa. ...
  6. Betaína. ...
  7. Mostarda.

O refluxo ocorre por uma falha no esfíncter que existe na base do esôfago. Esse esfíncter funciona como uma espécie de válvula, que controla a passagem de materiais nessa região – tanto o que desce para o estômago quanto impedindo os sucos gástricos de subirem.

4# Evitar líquidos nas refeições
Se tem alguma coisa que aumenta o refluxo significativamente é a ingestão de líquidos, junto com as refeições. A prática provoca a diluição do suco gástrico, provocando o refluxo, além do inchaço e azia.

Sim, quem tem refluxo pode tomar leite. O refluxo não ocorre por causa desse tipo de alimento, mas por conta da imaturidade do esfíncter, entre o esôfago e o estômago.

Os ovos também têm proteína e o abacate, fibras que nos saciam por mais tempo. Por isso, ambos podem ser consumidos por quem tem refluxo. Mas evite carne vermelha, embutidos e frituras para manter os sintomas longe!

Por último, os cereais integrais, como pão, arroz e macarrão, os tubérculos, como batata, aipim e batata-doce, e as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha são alimentos que não podem faltar na dieta de quem tem refluxo.