Qual o melhor remédio para raiz do dente inflamada?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Acompanhe-nos.

  • Ibuprofeno. ...
  • Naproxeno. ...
  • Antibióticos prescritos pelo médico. ...
  • Benzocaína. ...
  • Bochecho com água e sal. ...
  • Cravo-da-Índia. ...
  • Compressa de gelo. ...
  • Bochecho com chá de gengibre. O chá de gengibre também é um potente anti-inflamatório.

Bochechos com sal e água morna
Este costuma ser um bom remédio caseiro indicado pelos dentistas por atuar como um antisséptico, limpando inflamações e prevenindo infecções.

Quando a inflamação ocorre, ela empurra o pus para um espaço apertado (conhecido como abscesso) na ponta da raiz, onde ocorre o inchaço.

Tratamento. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental. Tratar um abscesso dental requer drenar o pus ao redor do dente.

inchaço nas gengivas e bochechas; dores intensas durante a mastigação; dificuldades na deglutição; mau hálito.

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

Veja o que fazer quando o dente está latejando:

  1. bochecho com água e sal;
  2. aplicação de gelo;
  3. compressa fria;
  4. bochecho com gengibre;
  5. uso de anestésicos;
  6. uso de analgésicos.

Além do bochecho com água com sal, bochechar com chá de macela alivia a dor, devido a suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Além disso, o própolis tem ação cicatrizante e antibacteriana. Assim, a combinação dos dois atua no alívio da dor e limpeza do local inflamado.

Gengibre
O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas. Suas principais aplicações são chás e sucos.

Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida. Vá ao dentista o mais rápido possível.

O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente. O dentista em geral solicita um raio-X para verificar se o abscesso causou alguma lesão óssea .

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Nunca desconsidere um dente inflamado. Apesar de às vezes poder parecer algo mais tranquilo, na verdade pode ser uma situação perigosa em alguns casos. As bactérias que estão ali no dente podem migrar, pela corrente sanguínea, para outras partes do organismo e acarretarem outros danos.

Dentro do grupo das penicilinas, as mais indicadas são as biossintéticas, como as fenoximetilpenicilinas, e as semissintéticas de largo espectro, como as ampicilinas e as amoxicilinas nas dosagens e posologias habituais. Já em infecções mais graves, pode-se empregar amoxicilina associada ao clavulanato de potássio .

A primeira ação, nesse caso, não é tentar estourar a bolinha, embora muitos pacientes tenham esse hábito. Isso pode levar a um sangramento maior! Portanto, ao notar uma bolinha com pus na gengiva, a primeira ação deve ser procurar imediatamente seu cirurgião-dentista.

“Se chegam às válvulas cardíacas, podem causar endocardite, que é a inflamação desses locais. Mas apenas em pessoas com predisposição. Também pode causar sinusite simples ou com sérias complicações”, diz. Em situações raras, mas possíveis, o especialista afirma que a situação piora se uma sepse é desencadeada.

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina. O(a) dentista certamente identificará a dose e a duração adequadas da medicação para a sua situação particular.

Medidas para diminuir o problema
Você pode aplicar gelo indiretamente na área inflamada por 20 minutos e fazer bochechos, calmamente, com água morna e sal. Mas você não precisa esperar o dente inflamado para cuidar da sua saúde bucal!