Qual o melhor remédio para pensamento acelerado?

Perguntado por: eamorim7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os medicamentos que podem ser indicados pelo psiquiatra para ajudar na gestão da Síndrome do Pensamento Acelerado são os ansiolíticos, que combatem a ansiedade, e os antidepressivos, caso haja depressão associada.

Exemplos: diazepam, bromazepam, clobazam, clorazepam, estazolam, flurazepam, flunitrazepam, lorazepam, nitrazepam, etc. A única exceç! ão é a substância chamada clordizepóxido que também é um benzodiazepínico.

Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ouvir música relaxante ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.

Outros sintomas que caracterizam a Síndrome do Pensamento Acelerado incluem:

  • Ansiedade excessiva.
  • Flutuação emocional.
  • Inquietação.
  • Intolerância a contrariedades.
  • Déficit de concentração.
  • Fadiga excessiva.
  • Cansaço ao despertar e até dores físicas (de cabeça ou musculares).
  • Queda de cabelo.

Entre as principais características da síndrome estão a ansiedade, dificuldade para se concentrar, ter pequenos lapsos de memória de forma frequente, cansaço excessivo, insônia e sono leve, resultado para ficar irritado de forma muito fácil.

Há outros tratamentos, como psicoterapia, para desacelerar o pensamento da pessoa ansiosa. O uso de redes sociais também pode agravar a síndrome, de acordo com a psicóloga. Para combater a síndrome, ela sugere contato com a natureza, escutar música, praticar exercícios físicos, ler livro e não se cobrar muito.

Descanse, dedique-se a algum hobby, passeie com a família e relaxe. Deixar de descansar ou se divertir não resolve. Pelo contrário, isso compromete a saúde mental e agrava a situação. Lembre-se de que, se você estiver relaxado, fica mais fácil encontrar soluções para eventuais problemas.

Essa alteração identificada pela sigla SPA foi identificada pelo psiquiatra Augusto Cury. Nessa condição a mente fica repleta de pensamentos, estando carregada enquanto estamos acordados. Isso leva à dificuldade de concentração, aumento da ansiedade e desgaste da saúde física e mental.

Não consegue dormir? Veja 4 dicas para 'desligar' o cérebro

  1. Relaxe a mente antes de se deitar. Estamos tão ocupados ultimamente que não há horas suficientes no dia para se fazer tudo. ...
  2. Não se preocupe na cama. ...
  3. Concentre-se em imagens mentais. ...
  4. Separe a preocupação produtiva da improdutiva.

Como controlar os pensamentos?

  1. 1 – Pratique meditação. ...
  2. 2 – Desconecte-se das redes sociais. ...
  3. 3 – Escreva seus pensamentos. ...
  4. 4 – Pratique alguma atividade que distraia. ...
  5. 5 – Faça uma coisa de cada vez. ...
  6. 6 – Controle o tempo por meio de metas e anotações.

Meditar e fazer exercícios de respiração
Então, técnicas de atenção plena, meditação e respiração profunda podem fazer toda a diferença! São momentos que tiramos para focar em nós mesmos, no nosso corpo, no presente e na nossa mente. Assim, conseguimos desacelerar um pouco, o que ajuda a tranquilizar a mente.

É possível distinguir um pensamento acelerado normal de um transtorno mental. As circunstâncias normais da vida em que o pensamento está acelerado está vinculado a uma situação, a um fato que vai acontecer. Terminado esse fato, volta-se a ter o pensamento na velocidade normal quando cessa a preocupação.

Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.

Os pensamentos acelerados, então, ocorrem quando a mente fica repleta de pensamentos repetitivos, intrusivos e persistentes. Dessa forma, o indivíduo encontra dificuldades em manter a calma e organizar as ideias.

Camomila
Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central.

De pé ou sentado, coloque as mãos atrás da cabeça. Abaixe suavemente o queixo em direção ao peito e feche os cotovelos ao redor do rosto. Use a tensão de suas mãos e braços para puxar a coluna cervical, mantendo a coluna torácica reta. Sinta um alongamento da base do crânio até as vértebras da cervical.