Qual o melhor remédio para mordida de cachorro?

Perguntado por: baraujo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

amoxicilina

Valéria diz que o remédio para mordida de cachorro mais usado é a amoxicilina com clavulanato. Também usada no tratamento de infecções em seres humanos, a amoxicilina é muito utilizada por ser capaz de eliminar um número elevado de bactérias diferentes. Já clavulanato potencializa seu efeito bactericida.

É altamente recomendado ir ao hospital, mesmo em feridas superficiais, caso a pessoa apresente sintomas adicionais. Por exemplo, febre, inchaço, pus e dor intensa no local da mordida merecem atenção porque são sinais de infecção.

É comum procurar tomar vacinas antirrábicas ao ser mordido por um animal, mas muita gente não sabe que nem sempre o medicamento é necessário. Antes de aplicar o imunobiológico, é preciso que o paciente passe por um protocolo de atendimento, praticado pelos profissionais de Saúde.

Qual anti-inflamatório é indicado para mordida de cachorro? Assim como os antibióticos, os anti-inflamatórios deverão ser prescritos pelo médico que prestar atendimento à vítima da mordedura, caso seja preciso. Não tente se automedicar, pois pode ser perigoso e acarretar sérias consequências.

Os sinais e sintomas de infecção da ferida costumam aparecer dentro das primeiras 24 horas, mas, às vezes, podem surgir já nas primeiras 8 horas após a mordida. Febre, inchaço, intensa vermelhidão, dor, drenagem de pus, formação de abcesso ou necrose da pele são os achados clínicos mais comuns.

amoxicilina

Valéria diz que o remédio para mordida de cachorro mais usado é a amoxicilina com clavulanato. Também usada no tratamento de infecções em seres humanos, a amoxicilina é muito utilizada por ser capaz de eliminar um número elevado de bactérias diferentes.

Assim que acontecer a mordida, você deve lavar a ferida com muuuuito sabão e água corrente (álcool) por um período mínimo de 5 minutos. Depois, estanque o sangue com uma toalha limpa e observe o ferimento.

Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.

Pomadas antibióticas como o Neosporin ou a Bacitracina também ajudam a prevenir infecções durante o processo de recuperação.

A ferida cicatriza em geral dentro de uma semana a 10 dias. Se isso não acontecer, ou se houver sinais de infecção ou danos aos nervos e tendões, ajuda médica deve ser procurada imediatamente.

Nos casos onde as lesões forem superficiais, os sintomas iniciais, são: dor no local, edema (inchaço), aparecimento de hematomas, eritema (vermelhidão), devido a inflamação do local e em alguns casos até hipertermia local (aumento da temperatura ao redor da lesão).

A mordida ou arranhão também podem causar problemas como tétano, sepse e até raiva. É importante observar o ferimento e se ele apresenta sinais de infecções como inchaço, vermelhidão e dor no local por mais de 24 horas, outros sinais são febres, presenta de fluidos e dificuldade para mover ou tocar na parte afetada.

Mordida de cachorro pode causar diversos tipos de infecções
Outro risco da mordida de cachorro é a raiva canina. Hoje, a doença não é tão comum graças às campanhas de vacinação, mas ainda existe o risco de levar uma mordida de cachorro não vacinado que transmite essa doença grave.

Os sintomas da raiva humana só começam a aparecer quando o vírus chega ao cérebro. Esse período é de aproximadamente 45 dias após infecção. Os primeiros sintomas são parecidos com os sintomas da gripe, como: mal-estar geral, sensação de fraqueza, dor de cabeça, febre baixa e irritabilidade.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Lavar imediatamente o local da mordida com água e sabão, mesmo que a ferida não tenha sangrando, pois remove bactérias e vírus que podem causar doenças graves; Ir ao hospital levando o boletim de vacinas, pois pode ser necessário repetir a vacina contra o tétano.

O que devo fazer se um animal me morder? Você deve cuidar da sua ferida e depois obter ajuda: Lave a ferida com bastante água e sabão. Não coloque álcool, iodo ou qualquer outro tipo de antisséptico na ferida.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Compressas de gelo também podem ser úteis para evitar o inchaço de mordidas por penetração e, caso a vítima tenha acesso a Peróxido de Hidrogénio (popularmente conhecido como água oxigenada), também é indicado que o líquido seja aplicado na ferida.

Cães e gatos têm uma pele mais sensível e que exigem cuidados específicos, por isso, não pode ser feito o uso de álcool em gel ou demais produtos abrasivos, já que eles podem ressecar e lesionar a pele dos pequeninos.