Qual o melhor remédio para matar Oxiurus?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O tratamento é com mebendazol, pamoato de pirantel ou albendazol.

O diagnóstico é realizado com a aplicação de fita adesiva na área perianal e examinando se há ovos ou vermes adultos. O tratamento consiste em uma única dose de um anti-helmíntico apropriado seguido por uma dose repetida após 2 semanas.

Pyr-Pam® é um medicamento com ação vermífuga indicado para o tratamento da oxiuríase (enterobíase).

A doença pode ser transmitida por várias formas diferentes: direta, indireta e retroinfestação. Na forma direta, o paciente leva o parasito do ânus para a boca. Isso acontece principalmente porque a região apresenta uma coceira intensa e o paciente, após coçar a área, não se lembra de lavar as mãos adequadamente.

Irritabilidade, diarreia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais são os outros sintomas. Lesões na mucosa, dermatite e infecções secundárias podem aparecer na região anal. No caso de pessoas do sexo feminino, estas podem ter vaginites, em face da proximidade da vagina com o ânus.

Sem tratamento, estes vermes podem também causar vaginite (inflamação da vagina) em meninas e mulheres adultas. Estes parasitas podem ser vistos nas fezes ou na região anal, e têm a aparência de um verme de cerca de 1 cm de comprimento.

A dosagem recomendada de ivermectina para o tratamento da oncocercose é uma dose oral única que visa fornecer aproximadamente 150mcg de ivermectina por quilo de peso corporal.

O tratamento da oxiuriase é realizado com fármacos de uso oral, e higiene das roupas íntimas. Lavar com água e sabão, secar ao sol e passar à ferro são medidas suficientes para a higiene dessas roupas. Att. Dra Valéria Matarotti.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica.

O mesmo estudo demonstrou superioridade do albendazol em dose única (72% (IC 95%, 59-81%) para o tratamento de ancilostomíase (A. duodenale e Necator americanus) quando comparado com mebendazol (15% (IC 95%, 1-27%).

A nitazoxanida destrói a ação dos protozoários ao inibir uma enzima indispensável à vida desses micróbios, chamada de piruvato-ferredoxina oxidorredutase, segundo Rosana Paiva, médica e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Assim como o albendazol, o mebendazol também é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. O seu espectro de ação é semelhante ao do albendazol, porém com algumas restrições, como a falta de ação eficaz contra Strongyloides stercoralis.

Os oxiúros vivem no intestino e põem seus ovos na pele ao redor do ânus (a abertura por onde saem as fezes [cocô]), causando coceira.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

A dose única é utilizada no tratamento em massa. Repetir após 14 dias. Casos de super-infecção devem ser tratados por 30 dias.

Verificação
Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.