Qual o melhor remédio para labirinto inflamado?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

O vasodilatador mais indicado pelos médicos para labirintite é o dicloridrato de betaistina (Labirin ou Betadine), que deve ser tomado por via oral, de preferência junto com uma refeição para reduzir o risco de efeitos colaterais como náuseas, vômitos ou dor abdominal.

Em alguns casos, também é recomendado a realização de exercícios, geralmente chamados de Reabilitação Vestibular ou Reabilitação Labiríntica, com a finalidade de acelerar a recuperação e diminuir a intensidade dos sintomas.

Os remédios caseiros para labirintite como o chá de Ginkgo biloba ou o chá de gengibre, possuem substâncias com ação anti-inflamatória e antieméticas, que ajudam a aliviar os sintomas da labirintite, principalmente tontura, perda do equilíbrio e náuseas.

Exame que avalia minuciosamente queixas relacionadas ao sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as famosas crises de labirintites. Visa identificar se o problema é de origem periférica ou central, analisando os sistemas relacionados ao equilíbrio corporal.

Quanto tempo dura a labirintite? Caro paciente, para nós otorrinos, labirintite se refere a uma inflamaçao do labirinto. Caso essa seja de fato o seu problema, a compensação vestibular se inicia segundos após a lesão e dura em média 2 meses para ficar sem sintomas, se não houver outros fatores associados.

Como tratar a labirintite
O médico também pode receitar o uso de remédios para labirintite, que podem incluir antibióticos, como Amoxicilina que devem ser tomados até cerca de 10 dias para combater a infecção.

Na labirintite, a parte mais afetada é o ouvido interno, com inflamações e irritações.
...
4 alimentos que pioram a labirintite

  • Cafeína. Evite consumir alimentos que tenham cafeína, a exemplo de café, chocolates, doces e refrigerantes.
  • Álcool. ...
  • Sal. ...
  • Açúcar.

O Vertix, cujo princípio ativo é a flunarizina, tem o início de ação rápido, devendo ser usado para controlar crises vertiginosas. O Labirin, cujo princípio ativo é a betaistina, tem o seu início de ação mais demorado, de 3 a 4 semanas. Por isso, não deve ser usado para controlar crises.

Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. Essa atividade física tende a beneficiar o labirinto, o sistema nervoso central e todo o corpo. A probabilidade de ter algum sintoma desencadeado durante a atividade é maior em pessoas sedentárias, porém é pouco comum.

Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:

  • Náuseas e tonturas;
  • Zumbido constante no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Desequilíbrio.

“Dependendo da pessoa, a labirintite pode levar a quedas, perda da consciência, restrição de atividades, redução da qualidade de vida. Há casos em que uma crise aguda de vertigem pode estar relacionada a um derrame ou AVC, aí sim é grave, mas isso não é o mais frequente”, explica.

A labirintite pode ser confundida com outras condições que causam sintomas semelhantes, como a Doença de Meniere, enxaqueca e tumores (benignos ou malignos) no nervo auditivo ou vestibular, por exemplo.

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”.

Qual médico procurar? Ao perceber os sinais de labirintite, o paciente deve procurar o otorrinolaringologista. Além de uma avaliação clínica, o especialista irá solicitar exames físico e neurológico para realizar o diagnóstico da inflamação.

Contraindicação do Dicloridrato de Betaistina – Eurofarma
Você é alérgico (hipersensibilidade) à betaistina ou a qualquer um dos componentes do produto. Seu médico lhe informar que você possui tumor da glândula adrenal (chamado feocromocitoma). Não tome esse medicamento se alguma das situações acima se aplica a você.

Durante uma crise de labirintite, é importante manter-se calmo, geralmente ficar deitado em uma posição confortável (de lado geralmente costuma ser melhor); evitar chocolate, café e álcool; suspender o tabagismo; evitar luzes de forte intensidade; e assim que possível procurar o atendimento médico especializado.

O tratamento para labirintite normalmente envolve a ingestão de líquidos, repouso, e o uso de medicamentos antieméticos e anti-histamínicos. No entanto, dependendo da causa da labirintite, antibióticos, corticoides e até a cirurgia podem ser indicados.

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:

  1. Tomar um ar. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce.

Os maiores vilões são o açúcar, o sal e a cafeína. O excesso de açúcar pode interferir nas estruturas do labirinto, fazendo com que ele mande mensagens erradas ao cérebro.

As doses recomendadas de LABIRIN® para adultos variam de 24-48 mg por dia, divididos em duas ou três tomadas de comprimidos por via oral. LABIRIN®: um comprimido duas vezes ao dia.