Qual o melhor remédio para inflamação no olho?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Medicamentos Anti-inflamatórios Via Ocular

  • Cetorolaco Trometamina Solução 5mg/ ml Genérico Neo Química 5 ml.
  • Bialudex Legrand 5ml Solução Oftálmica.
  • Sulfato de Gentamicina + Fosfato Dissódico Betametasona Colírio Genérico EMS 10ml.
  • Nevanac Colírio Gotas Novartis Biociências 5ml.
  • Flamacorten 20mg Logg 20 Comprimidos.

O soro fisiológico é um dos remédios caseiros mais eficazes para infecções oculares. Isso porque ele se assemelha às lágrimas, que é a forma mais natural do olho se manter limpo. Mas, com efeito antimicrobiano, essa solução salina trata as infecções do olho com muita eficácia.

A inflamação aguda é de curta duração, de alguns minutos ou horas ou um a dois dias, dependendo do estímulo causal, e suas principais características são a exsudação de fluidos e proteínas do plasma e emigração de leucócitos, predominantemente neutrófilos.

Complicações de infecção ocular
É uma emergência médica, pois pode causar cegueira, meningite e até morte se não for tratada imediatamente. A infecção também pode levar a uma inflamação e bloqueio do sistema de drenagem de lágrimas e causar dacriocistite.

Colírios antibióticos: são frequentemente prescritos para infecções bacterianas nos olhos. Esses colírios contêm medicamentos antibióticos que ajudam a combater as bactérias causadoras da infecção. Colírios antivirais: são usados para tratar infecções oculares causadas por vírus, como o herpes ocular.

Para que serve
blefarite; ceratite; conjuntivite; inflamação do segmento anterior do globo ocular; iridociclite; traumatismo corneano por queimadura ou penetração de corpo estranho; uveíte.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Dê preferência para água filtrada ou mineral
Além disso, é preciso que essa lavagem interna seja feita com bastante cuidado… Coloque um pouco de água no canto do olho (com a ponta dos dedos) e deixe que ela entre devagar nos olhos. Dependendo do caso, o melhor é procurar um médico oftalmologista.

Água é para limpeza externa
Olhos (Hospital dos Olhos): "Se houver exposição dos olhos a agentes tóxicos, como desinfetante, tinta e solvente, por exemplo, devemos lavá-los imediatamente, antes de procurar um médico.

A mistura de água com açúcar favorece a multiplicação de micro-organismos nocivos, como o protozoário Acanthamoeba, que também é encontrado na água da torneira e pode provocar inflamações graves, como a ceratite, que ataca a córnea e quando agravada, reduz a visão.

O tratamento é feito com compressas frias e lubrificantes nos casos de conjuntivites virais, antibióticos nos casos bacterianos e controle ambiental para evitar alérgenos e uso de anti-histamínicos nos casos de conjuntivite alérgica.

O que é bom para curar inflamação?

  1. azeite.
  2. alimentos ricos em fibras.
  3. tomates.
  4. nozes, castanhas e amêndoas.
  5. folhas verdes, incluindo espinafre e couve.
  6. peixes gordurosos, como salmão e cavala.
  7. frutas, incluindo frutas vermelhas e cítricas.

Conjuntivite. Esse é o tipo de infecção e inflamação no olho mais popular. Nesse caso, o problema acontece na conjuntiva do olho devido à infecção da região por vírus e bactérias, ou devido a alergias (maquiagem, cosméticos, produtos químicos ou partículas do ar).

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

Seus principais sintomas são vermelhidão, secreção, inchaço e sensação de “areia” nos olhos.

Tratamento de olhos inchados
“Se os olhos dos pacientes estão inchados devido a alergias, colírios anti-histamínicos ou medicamentos de alergia oral, bem como lubrificantes podem ajudar a aliviar os sintomas. O oftalmologista também poderá prescrever colírios esteroides suaves para reações alérgicas mais graves”, diz.

Quando se preocupar com a secreção nos olhos
Você deve consultar seu médico se a secreção ocular se tornar excessiva ou não melhorar após uma semana. Em casos mais graves, sua secreção ocular pode ocorrer com outros sintomas, como dor e deficiência visual.

Quando está associada à coceira, à vermelhidão e ao incômodo, as remelas extras normalmente indicam que o problema se manifestará. Uma blefarite não identificada ou tratada incorretamente causa esse quadro, assim como a falta de higiene. Os cuidados certos são indispensáveis para evitar consequências indesejáveis.