Qual é o melhor remédio para infecção intestinal?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria. No entanto, é indicada a avaliação médica para diagnóstico e análise da gravidade da inflamação.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Principais sintomas

  1. Cólicas abdominais.
  2. Episódios alternados de obstipação e diarreia com sangue e, em alguns casos, muco;
  3. Movimentos intestinais frequentes, embora não haja fezes para passar;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Febres;
  6. Perda de peso;
  7. Dor de cabeça, em alguns casos;
  8. Fadiga excessiva.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar.

No Brasil, ainda, é preconizada a associação sulfametoxazol-trimetoprim como opção terapêutica para a diarreia causada por Shigella4. A Organização Mundial da Saúde (OMS)2 recomenda a ciprofloxacina em qualquer faixa etária. Como opções, sugere outras fluoroquinolonas, e nos casos de multirresistência, a ceftriaxona.

O chá de camomila é um anti-inflamatório natural e pode ajudar a reduzir inflamações no intestino.

Podem ser solicitadas pelo especialista: colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, biópsia do intestino, análises de sangue e fezes, e tomografia, dentre outros. Existem fatores que ajudam a descobrir de qual doença se trata, mas é quase impossível obter um diagnóstico certeiro sem esses exames.

A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias. Acima de 30 dias de sintoma, o quadro é crônico 2.

Frutas (maçã sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão e pêssego); Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado);

Dietas para manter a inflamação intestinal reduzida
A fibra alimentar pode ser encontrada na forma de grãos integrais, como pão integral ou arroz integral, em frutas, verduras e legumes.

Sintomas da Disenteria Bacteriana
O principal sintoma é a diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue ou muco. No entanto, outros sintomas podem aparecer, como: aumento da frequência para evacuar, náuseas e vômitos que podem conter sangue, cansaço, desidratação e falta de apetite.

Um dos melhores remédios caseiros para a infecção intestinal é o soro caseiro, feito com água, açúcar e sal, pois ajuda a repor os minerais e água perdida pela diarreia, evitando a desidratação e garantindo que o corpo tenha todos os minerais necessários para combater os micro-organismos da infecção e ter uma ...

Confira 5 exemplos a seguir:

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

Água morna com limão
A água morna com limão é uma opção simples e eficaz para limpar e desintoxicar o intestino. O limão estimula a produção de bile, facilitando a digestão e a eliminação de resíduos acumulados no intestino. Basta espremer meio limão em um copo de água morna e beber em jejum, pela manhã.

Quando procurar ajuda? Caso a constipação venha acompanhada de perda de peso, dores fortes na região do abdome e sangue nas fezes, consulte o médico.

Infecção intestinal é grave? A Dra. Zuleica explica que a infecção intestinal “pode ser grave, principalmente pela desidratação causada pela perda excessiva e rápida de fluidos pela diarreia e pelos vômitos”.

Durante uma crise de diarreia, pode ser que o médico indique remédios como a loperamida, que atua reduzindo os movimentos peristálticos, aqueles que fazem que o alimento siga o "caminho certo" da digestão, desde o esôfago até o intestino.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  1. Tiorfan;
  2. Avide;
  3. Magnostase;
  4. Passifuril;
  5. Imosec.

Floratil® 200 mg
Nas alterações agudas da flora intestinal e na diarreia por Clostridium difficile: uma cápsula, duas vezes ao dia. Nas alterações crônicas da flora intestinal: uma cápsula uma vez ao dia. A posologia de Floratil® pode ser alterada a critério médico.