Qual o melhor remédio para expelir pedra nos rins?

Perguntado por: gcurado3 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Cloridrato de Tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Se você estiver passando por uma crise de cólica renal, procure ficar em repouso. Movimentar o corpo pode intensificar a dor, e até mesmo agravar o quadro se você estiver com alguma lesão ou inflamação. Procure um médico imediatamente. Um urologista pode investigar a causa e gravidade do cálculo renal.

Uma dieta rica em proteína animal e sal e pobre em ingestão de água propicia seu aparecimento. De acordo com a cartilha do Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia, suco de frutas cítricas, como limão, protegem o organismo da formação de pedras renais.

O cloridrato de tansulosina pode provocar diminuição da pressão arterial que, em casos raros, pode levar a desmaios.

Ocasionalmente, náusea, vômito, diarreia, intestino preso, reações alérgicas tais como erupção cutânea, coceira e urticária. Raramente, edema dos vasos sanguíneos, desmaio e priapismo (ereção persistente e dolorosa do pênis não relacionada à atividade sexual).

Você deve tomar um comprimido (0,4 mg) ao dia, com ou sem alimentos. O comprimido deve ser ingerido inteiro, por via oral, sem partir ou mastigar, com um pouco de líquido. A presença de insuficiência hepática leve a moderada não necessariamente requer ajuste posológico, assim como a presença de insuficiência renal.

Nos casos em que ele apresenta sintomas, ele pode sentir:

  1. desconforto ou dor ao urinar;
  2. dor abdominal, nas costas, no quadril e na pelve;
  3. sangue na urina (hematúria);
  4. urina que sai em fluxos mais curtos ou que é interrompida sem que o paciente deseje;
  5. febre;
  6. mal-estar.

A cólica renal pode ser tratada de diferentes maneiras, a começar pelo uso de remédios via oral, que auxiliam nos casos mais simples. Já em casos mais graves pode ser necessária a realização de cirurgias para a retirada do cálculo renal e desobstrução da via urinária.

Muitos dizem que a dor de uma pedra mudando de lugar chega a ser tão forte quanto a do parto. Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome.

Precauções do Cloridrato de Tansulosina – Geolab
O cloridrato de tansulosina pode provocar diminuição da pressão arterial que, em casos raros, pode levar a desmaios. Aos primeiros sinais de pressão baixa ao se levantar, como tontura e fraqueza, você deve se sentar ou deitar até que os sintomas desapareçam.

Se a uretra for o local de uma obstrução que deve ser aliviada rapidamente, os médicos inserem um cateter de borracha macio na bexiga para drenar a urina. Obstruções que causam hidronefrose crônica não costumam precisar de alívio urgente.

Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.

Chá de Quebra-Pedra
Essa é a bebida mais famosa entre as que auxiliam no tratamento renal. Especialmente quem já teve, ou tem, pedras nos rins, certamente conhece a receita desse chá para inflamação nos rins.

Ficar de repouso é, em um primeiro momento, uma boa forma de aliviar as dores que a cólica renal provoca. No entanto, buscar a ajuda de um urologista é essencial, já que esse profissional irá investigar a causa dos incômodos.

De acordo com o estudo, quem deita do lado esquerdo apresenta uma perfusão (fluxo de sangue) 80% maior. Já os que deitaram do lado direito tiveram esse indicador aumentado em 90%. Considerando este resultado, a melhor posição para dormir com pedra nos rins é o lado direito.

Alternativas. Alternativas a estes medicamentos incluem analgésicos comuns (paracetamol, Tylenol, dipirona, Novalgina, Lisador) e opióides (como por exemplo tramadol, Tramal ou Tylex).

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.