Qual o melhor remédio para dor no maxilar?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Por se tratar de uma dor intensa, o tratamento é inicialmente medicamentoso com analgésicos do tipo paracetamol ou dipirona, anticonvulsivantes como carbamazepina ou gabapentina, relaxantes musculares como diazepam ou baclofeno ou antidepressivos como a amitriptilina.

Em boa parte dos casos, as dores e desconfortos no maxilar estão ligados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. O problema pode ser leve e de fácil resolução, mas, em alguns casos, pode indicar algo mais grave.

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Os principais sintomas são:

  • Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Edema facial;
  • Enxaquecas fortes e recorrentes;
  • Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

Osteomielite
A osteomielite é uma infecção óssea e pode causar fortes dores no maxilar. Seus sintomas incluem também febre, rubor e inchaço. É causada principalmente por infecção por bactérias Staphylococcus, naturalmente presentes na pele e no nariz.

"Exercícios mandibulares, alongamentos, mastigação branda e compressa morna podem ser realizados em casa para diminuir o impacto das dores na região”, aconselha.

Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

6 melhores remédios relaxantes musculares

  1. Carisoprodol. ...
  2. Ciclobenzaprina. ...
  3. Orfenadrina. ...
  4. Baclofeno. ...
  5. Tizanidina. ...
  6. Diazepam.

O que pode ser dor na mandíbula perto do ouvido? A dor na mandíbula perto do ouvido pode estar relacionada com disfunções na articulação temporomandibular. Nesses casos os pacientes sentem dor e ouvem estalos ao movimentar a boca.

A dor é acompanhada por uma sensação de sufocamento, que se irradia do tórax para a região do pescoço, podendo afetar também o lado interno do braço esquerdo, ambos os lados da mandíbula e até o maxilar. Os dentistas podem ajudar na prevenção de alguns problemas no coração.

Sinusites maxilares causam dor na região maxilar, dor dentária e cefaleia frontal. A sinusite frontal provoca dor na região frontal e cefaleia frontal. A sinusite etmoidal causa dor atrás e entre os olhos, cefaleia frontal geralmente descrita como lancinante, celulite periorbitária e lacrimejamento.

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.

Principais sinais e sintomas da dor na ATM (DTM)
A dor e sensibilidade ocorrem mais comumente na cabeça, na face, região cervical, nas orelhas/ ouvido e nos ombros.

Quais seus sintomas?

  1. dor extrema no local.
  2. dormência na face.
  3. desalinhamento dentário.
  4. dificuldade ao abrir e fechar a boca.
  5. dificuldade de falar.
  6. aumento da salivação.
  7. sangramentos na região da boca.

Aspirina, ibuprofeno e naproxeno são alguns exemplos. Em geral, esses medicamentos são usados para tratar dor leve a moderada. Os AINEs não só aliviam a dor como também podem reduzir a inflamação que muitas vezes acompanha e agrava a dor.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Os aintiinflamatorios esteroidais (conhecidos como corticoides) não prejudicam o rim, mas podem ter outros efeitos colaterias relacionados ao seu uso.