Qual o melhor remédio para dor no cóccix?

Perguntado por: nbelchior . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O tratamento geralmente consiste em anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) – como ibuprofeno e naproxeno – para reduzir a inflamação (inchaço) e o uso de uma almofada terapêutica para aliviar a pressão do cóccix ao sentar-se.

Os sintomas da dor no cóccix podem ser passageiros, por exemplo: quedas, pancadas e permanecer sentado durante muito tempo. Porém, se a dor persistir por mais de uma semana é recomendado procurar um médico.

Quais os principais sintomas de coccix inflamado? O principal sintoma da coccidínea é dor no final da coluna. A dor pode ser lancinante e irradiar para o sacro ou nádegas. Alguns pacientes possuem dor lombar associada.

Como dito anteriormente, na maioria dos casos, a dor no cóccix é passageira. Entretanto, se persistir, é preciso buscar o auxílio de um médico ortopedista especialista em coluna.

Os pacientes com dor nessa região, por sua vez, podem adotar algumas práticas simples que ajudam a aliviar o incômodo. Porém, é importante procurar um especialista para confirmar que as dores no cóccix não são sintomas de um problema mais sério, como fraturas.

Essas fraturas são dolorosas e podem causar compressão do nervo sacral. Os sintomas podem incluir dor lombar, dor nas pernas, disfunção intestinal ou da bexiga e / ou sensações incomuns nas nádegas ou virilha.

Como devo usar o Torsilax? Como regra geral, a dose mínima diária recomendada é de um comprimido a cada 12 horas, respeitando-se o máximo de um comprimido tomado a cada 8 horas, portanto, três doses diárias.

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

O paciente precisará ficar de repouso e evitar atividades muito intensas. A única medida é controlar a dor até que o osso cure totalmente, com anti-inflamatórios e analgésicos. Esse tipo de lesões pode demorar até um ano para normalizar”, fala o médico”.

As infiltrações* consistem em injeções locais de anestésicos associados a corticoides. Também conhecidas como bloqueios**, essas injeções podem ser realizadas desde o princípio, já no tratamento inicial, podendo trazer alívio imediato e proporcionar boa resposta com uma ou duas aplicações.

Já aquelas que têm dores no cóccix não devem praticar pedaladas, pois essa região receberá toda a carga dos exercícios e as dores tendem a piorar.

Então, nestes casos, pode-se realizar um exame de ressonância magnética da região que pode detectar uma inflamação na região, semelhante a uma bursite.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

Existem diversas possibilidades que podem estar causando essa dor, porém, separamos algumas: Hérnia de disco: os discos vertebrais ficam entre as vértebras para prevenir impactos. Com o tempo ou muito esforço, os discos ficam desgastados e pressionam os nervos e estruturas importantes da coluna, como a medula espinhal.