Qual o melhor remédio para dor de garganta e tosse?

Perguntado por: umodesto . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Analgésicos e antitérmicos

  • paracetamol;
  • dipirona;
  • ibuprofeno;
  • ácido acetilsalicílico.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Caso sinta a garganta inflamada e dores no corpo, remédios com ação analgésica e anti-inflamatória podem ajudar no tratamento.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

Ibuprofeno é indicado para: Redução da febre; Alívio de dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

Para que serve Ibuprofeno Prati-Donaduzzi
Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

8 estratégias para aliviar a dor de garganta

  • Falar menos. ...
  • Tomar muita água. ...
  • Evitar a friagem. ...
  • Contar com o apoio de chás. ...
  • Investigue a causa de dores frequentes. ...
  • Evitar o contato com a fumaça do cigarro. ...
  • Tirar alguns alimentos do prato durante a crise. ...
  • Usar pastilhas para a garganta.

Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada. O frio tem propriedades anti-inflamatórias.

Analgésicos por via oral, como paracetamol, ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), frequentemente ajudam a reduzir a dor em pessoas com infecção de garganta. Gargarejos de água morna e sal são frequentemente recomendados, mas não parecem ajudar.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Garganta inflamada pode prejudicar a respiração
Entre os problemas que podem causar a sensação de garganta fechada, a médica destaca um: “Isso pode ser causado por amigdalites e suas complicações, como o abscesso periamigdaliano”.

7 tipos de remédio caseiro para tosse

  1. Abacaxi. O abacaxi é indicado para tratar a tosse por conter uma enzima chamada bromelina, que elimina o muco da garganta. ...
  2. Gargarejo de água e sal. ...
  3. Chá de limão. ...
  4. Chá de gengibre. ...
  5. Chá de alho e especiarias. ...
  6. Suco de limão e óleo de coco. ...
  7. Elixir da potência.

Outro método comum de como aliviar a tosse noturna está no gargarejo de água morna com uma pitada de sal, ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, que também ajuda a eliminar germes e afinar a secreção acumulada na garganta. Nesse período, também é importante preferir o consumo de alimentos e bebidas quentes.

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

A nimesulida inibe uma enzima chamada cicloxigenase, a qual esta relacionada a produção de uma substância chamada prostaglandina, tal inibição faz com que a dor e a inflamação diminuam. O tempo médio estimado para início da ação depois que você tomar nimesulida é de 15 minutos para alívio da dor.

Dessa forma, a tosse piora à noite porque ficamos em repouso, tentando dormir, e diminuímos a ingestão de líquidos e alimentos. Por fim, temos a questão do refluxo. Mesmo que não sofre de problemas gástricos pode ficar com desconforto estomacal e refluxo durante uma gripe, por exemplo.