Qual o melhor remédio para dor de dente furado?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Acompanhe-nos.

  • Dipirona. O Dipirona é um conhecido analgésico indicado para casos de dores leves e moderadas. ...
  • Paracetamol. O Paracetamol também é um analgésico utilizado em diversas situações de dor. ...
  • Ibuprofeno. ...
  • Naproxeno. ...
  • Antibióticos prescritos pelo médico. ...
  • Benzocaína. ...
  • Bochecho com água e sal. ...
  • Cravo-da-Índia.

O ideal é sempre consultar um dentista para avaliar a causa de tanto desconforto. O profissional realizará exames clínico e radiográfico, além de uma anamnese detalhada com intuito de verificar a história da dor. Ou seja, o odontologista vai querer saber sobre o surgimento e evolução do incômodo.

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

Saiba que quando a cárie atinge o dente, ela acaba causando um furo e, em alguns casos, quando esse furo é muito grande, a probabilidade é que você sinta muita dor. Isso porque a dentina fica mais exposta, e como ela possui muitas inervações, o paciente pode relatar dor de dente simplesmente durante a mastigação.

Ao sentir uma dor de dente insuportável, é recomendado tomar um analgésico ou colocar uma bolsa de gelo sobre o local para aliviá-la. Porém, mesmo caso a dor seja amenizada através dessas ações, é recomendado buscar um dentista para que ele possa avaliar da maneira correta e identificar a causa dessa dor de dente.

Uma forma de curar a dor de dente em 5 segundos, no sentido de pará-la, é o uso de gelo. O gelo irá adormecer a região dolorida, permitindo que você perceba uma sensação de alívio. Porém, pode ser que esse alívio demore mais do que 5 segundos para aparecer, mas você pode persistir por um tempo.

Ibuprofeno
O Ibuprofeno, por sua vez, pode agir tanto como um analgésico, como também como um anti-inflamatório.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Para tratar o dente latejando, você pode tomar dipirona, paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco sódico, ácido acetilsalicílico etc. Para passar no dente pulsando, você pode optar pela benzocaína ou lidocaína, por exemplo.

Um dos principais métodos de se combater a dor no geral, independentemente do local, é aplicando uma compressa quente ou fria sobre a região. Sendo assim, um bom remédio caseiro para dor de dente é a compressa fria, que além de combater a dor, também pode auxiliar a reduzir o inchaço e a inflamação.

Às vezes, a dor de dente piora quando você se deita porque o sangue sobe à sua cabeça, o que pressiona ainda mais as áreas já sensíveis da boca. Tratar uma dor de dente em casa geralmente envolve o controle da dor. Aqui estão algumas maneiras de aliviar sua dor para que você possa ter uma boa noite de sono.

Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

Sinais e sintomas
Você também pode notar um gosto ruim na boca ou mau hálito que não desaparecem com a escovação ou o uso de um enxaguante bucal. Em alguns casos, talvez seja um dente quebrado, mas as infecções podem ficar ocultas na polpa dos dentes, sem nenhum sinal externo além de dor e inchaço.

É importante lembrar que, quando não diagnosticado e tratado corretamente, o dente furado pode resultar em quadros mais perigosos. “Problemas como infecções, abscessos, doenças periodontais e até a perda dentária, são possíveis resultados de dente furado não tratado”, afirma a profissional.

Quando existem cáries muito profundas ou infecções graves, que podem comprometer a saúde, também é necessária a retirada do dente. As infecções podem atingir os nervos da boca e, nos casos extremos, atingir a corrente sanguínea e provocar até problemas no coração, como a endocardite, por exemplo.

Curativo no dente feito com algodão
Em uma situação de dor intensa e que a consulta com o dentista irá demorar ou é inviável, o curativo no dente pode ser feito de forma caseira por um pedaço de algodão e demais produtos de fácil acesso.

Ele precisa de 15 a 30 minutos para agir. O alívio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

Logo, a posologia da nimesulida para dor de dente consiste em: Comprimidos: dose de 50 a 100 mg, uma a duas vezes por dia; Comprimidos dispersíveis: dose de 100 mg dissolvida em meio copo de água, uma vez por dia; Solução em gotas: uma gota por cada kg de peso corporal, duas vezes por dia.