Qual o melhor remédio para cólica para recém-nascido?

Perguntado por: adias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

Qual os melhores remédios para aliviar a cólica do bebê?

  1. Colic calm. O remédio mais conhecido, e possivelmente o mais usado para tratamento de cólicas em bebês, já que é considerado bastante seguro e livre de corantes e sem efeitos colaterais. ...
  2. Simeticona ou Dimeticona. ...
  3. Funchicórea. ...
  4. Endorus. ...
  5. Lactobacillus reuteri.

Cólica de bebê não deve ser tratada com remédios.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas. O remédio é comercializado em frascos conta-gotas com 15ml ou 30ml.

A diferença entre os dois produtos é que o Luftal Gotas Infantil, diferente do Luftal Gotas, não possui corante. A formulação dos dois produtos é a mesma: o mesmo princípio ativo (Simeticona) e também na mesma dosagem (75mg/mL), podendo ser usado tanto por adultos quanto por bebês e crianças.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor. Outro sinal é deixar de movimentar o membro que está dolorido.

Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

A crise de cólica do bebê dura em média 3 horas em pelo menos 3 dias por semana, por 3 semanas ou mais. O surgimento da cólica costuma ser em torno de duas a três semanas após o parto. Já no caso dos bebês prematuros, contamos como duas a três semanas depois do dia previsto para o nascimento.

Ainda há algumas questões não esclarecidas sobre o colic calm. De qualquer maneira o uso contínuo não é recomendado. Converse com seu pediatra sobre as cólicas. Procure não usar medicação sem orientação médica.

Confira mais 6 benefícios do Colic Calm para o bebê:

  • Trabalha no sistema digestivo do bebê para ajudá-lo a se ajustar a novos alimentos;
  • Alivia gases;
  • Suaviza refluxo;
  • Diminui dores no estômago;
  • Reduz inchaço;
  • Acalma soluços.

Simeticona gotas (30 gotas/mL): Crianças – lactentes: 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia.