Qual o melhor remédio para desinflamar a coluna?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os mais prescritos são da classe dos gabapentinóides (gabapentina e pregabalina). Eles atuam em receptores no cérebro, conferindo efeitos antiepilépticos, analgésicos e ansiolíticos.

Quais sintomas da dor lombar?

  • Incômodo recorrente na parte baixa das costas.
  • Formigamentos.
  • Limitação de movimentos.
  • Sensação de travamento na coluna.
  • Dificuldade para movimentar as pernas, em alguns casos.

Compressa quente
Para o alívio imediato da dor de costas, você pode colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar entre 15 e 20 minutos. Esse tipo de compressa melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos e, por isso, costuma aliviar o desconforto rapidamente.

A fisioterapia e uso de medicações, como analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides, corticoides e imunossupressores, são recomendados para o tratamento da condição. A cirurgia pode ser pensada em casos mais avançados.

Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico.

Normalmente, são prescritos anti inflamatórios (como Ibuprofeno e Cetoprofeno), analgésicos (desde os mais comuns, como a Dipirona, até os mais potentes, como a Codeína) e relaxantes musculares (como a Ciclobenzaprina). Em casos mais severos, o médico pode aplicar corticóides, como a Prednisona, direto no local.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

A crise lombar pode durar em torno de alguns dias até 12 semanas.

A aguda geralmente tem a duração de quatro a seis semanas e a crônica pode durar por toda a vida, indicando uma condição mais grave relacionada à coluna vertebral.

A dor na coluna é um sintoma muito comum e costuma melhorar após alguns dias na maioria dos casos. Em casos persistentes, pode demorar semanas ou até meses, necessitando um tratamento clínico especializado.

O frio pode reduzir o inchaço e inflamação ao contrair os vasos sanguíneos (um processo denominado vasoconstrição). É geralmente recomendado que aplique gelo em lesões desportivas, tais como entorses e distensões no tornozelo ou joelho, para ajudar a reduzir o inchaço.

Normalmente, as injeções de corticóides incluem um medicamento corticosteróide para aliviar a dor e a inflamação ao longo do tempo e um anestésico para proporcionar alívio imediato da dor. Algumas pessoas têm vermelhidão e sensação de calor no peito e no rosto após uma injeção de corticóide.

Relaxamento com compressas quentes
Você pode usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Tomar um banho de água quente, deixando a água cair diretamente no local da dor, também pode ajudar.

Os remédios para dor nas costas, do tipo relaxante muscular, podem ser o Dorflex, o Miosan, e o Mioflex. Destacam-se ainda, especificamente para essa modalidade de dor, os medicamentos como o Tandrilax, o Tandene e o Torsilax.

Hérnia de disco
Esse tipo de dor na coluna é bastante conhecido e é uma das causas mais incapacitantes.

Sintomas da coluna lombar inflamada: sintomas e o que fazer
Quando a coluna lombar está inflamada, os sintomas incluem dor localizada na parte inferior da coluna vertebral, rigidez, dificuldade para se dobrar, amplitude de movimento limitada na área afetada e sensibilidade articular.