Qual o melhor remédio de verme para ovinos?

Perguntado por: uibrahim . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Farmazole® Ovinos é indicado no combate contra formas adultas e lavares de vermes redondos gastrintestinais e pulmonares, e contra as formas adultas de cestódeos (Tênias) e trematódeos (Fascíola hepática).

As fêmeas devem ser vermifugadas entre 30 e 45 dias antes da parição, podendo ser confinadas logo após o parto, junto com as crias, permanecendo confinadas durante todo o período da lactação. Os cordeiros também ficam confinados, antes e após o desmame, sendo progressivamente soltos nos pastos com a idade de 5/6 meses.

O parasita causa anemia nos ovinos. Animais com verminose apresentam apatia, diminuição do apetite, mucosa ocular anêmica e, muitas vezes, edema (papada) submandibular. A verminose pode acarretar atraso no desenvolvimento corporal, menor performance produtiva e reprodutiva e levar à morte.

Ripercol® L Solução, pronto para uso, como antihelmíntico, é indicado para o tratamento das verminoses gastrointestinais de ovinos. Ovinos: Haemonchus contortus, L4 de Haemonchus spp., Trichostrongylus colubriformis, Oesophagostomum columbianum e altamente eficaz para Trichuris ovis.

Aplicar 1 mL de Ripercol® L - 150F para cada 40 kg de peso corporal. Nos casos de infestações altas por Trichostrongylus axei e Ostertagia spp., recomenda-se dobrar a dose, ou seja, 2 mL para cada 40 kg de peso corporal.

Baseado em aplicação de vermífugos quatro vezes por ano. A primeira no início da seca, a segunda, aproximadamente 60 dias após, a terceira aplicação, no final da seca e a última em maio (meados do período de chuvas)”.

A principal via de aplicação de vermífugos em caprinos e ovinos é a via oral ou bucal (dentro da boca). Para administrar o vermífugo na boca do animal são utilizadas seringas comuns ou pistolas dosificadoras.

Ovinos: Deve ser administrado somente por injeção subcutânea na dose aprovada de 0,5mL por 25kg de massa corporal (200 mcg de ivermectina por kg). O produto pode ser injetado com qualquer seringa automatica ou convencional.

Em setembro e outubro, raças como a Santa Inês, Merino Australiana, Ideal, Poll Dorset e, também, as sem raça definida, já manifestam o cio. A Corriedale, Suffolk, Ile de France, Hampshire Down e Texel, a partir de dezembro e janeiro. A Romney pode entrar em monta em fevereiro e março.

Se, com todos os cuidados, a doença aparecer, recomenda-se a aplicação do vermífugo específico e na quantidade informada na bula, levando em conta que alguns não são indicados para ovelhas prenhas ou com crias recentes.

11 meses de idade

Em geral, nas cabras e ovelhas ocorre entre 6 a 11 meses de idade. Logo após a puberdade ou mesmo antes de detectar o primeiro estro clínico, é comum ocorrer o “cio silencioso” que é quando a fêmea ovula, mas não apresenta comportamento de estro.

A papeira ou papada (edema submandibular) é uma consequência da Haemoncose.

Bociodo é indicado para o tratamento curativo ou profilático das hiperplasias da glândula tiróide (Bócio ou Papeira).

Existem quatro principais agentes causadores de diarréias em cordeiros: Escherichia coli, rotavirus, Cryptosporidium e Salmonella. A primeira ataca cordeiros de menos de uma semana que mostram diarréia, desidratação, fraqueza e mortalidade de 75%.

Ripercol Oral é formulado a base de Levamisol e oferece um tratamento eficaz contra verminoses em ovinos, bovinos, suínos e aves. Geralmente aplicado na dosagem 1mL para cada 10kg de peso, em aves é diluído na água de bebida.

Ripercol® L - Injetável combate a verminose gastrointestinal e pulmonar dos bovinos e suínos causada pelos seguintes helmintos: Bovinos: Haemonchus spp., Trichostrongylus spp., Oster- tagia spp., Cooperia spp., Nematodirus spp., Bunostomun phlebotomun, Neoascaris vitulorum, Oesophagostomum radiatum, Chabertia spp.