Qual o melhor remédio caseiro para matar vermes?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

combate aos Vermes. Agrião - Usa-se folhas e talos na preparação de um suco, 1 xícara das de café duas vezes ao dia. Artemísia - Usa-se folas e raízes em chá por infusão, 15 g em 1 litro de água, tomado aos goles durante o dia.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.

Aqui estão alguns top alimentos anti-parasitas: Alho e cebola: estes vegetais reforçam a imunidade e têm efeitos anti-parasitários. Ervas: certas ervas, como orégano e gengibre, podem ter efeitos anti-bacterianos e anti-parasitários. Suco de mamão: este potente suco pode ter efeitos anti-parasitários.

Comer carnes bovinas e suínas mal-cozidas ou cruas pode fazer com que o indivíduo seja contaminado por um verme bastante conhecido: a tênia. Além de diarreia e desconforto abdominal, em casos mais graves, a tênia causa obstrução intestinal, sendo necessária cirurgia de emergência.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS.

Ele se prolifera no intestino, causando anemia e atraso no desenvolvimento físico e mental. Ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do parasita. Quando a infestação não é tratada, esses vermes formam uma espécie de novelo compacto que pode obstruir o intestino ou a garganta, provocando asfixia.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

O principal sintoma é a coceira perianal. O diagnóstico é feito por meio da inspeção visual de vermes filiformes na área perianal ou pelo teste do celofane para óvulos. O tratamento é com mebendazol, pamoato de pirantel ou albendazol.

O albendazol serve para matar vermes e parasitas, expelindo-os pelas fezes. Esse vermífugo é vendido em comprimidos ou em forma líquida.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Não existe horário ideal para ingerir o medicamento, mas como o tratamento normalmente é feito por meio de dose única, é importante que a recomendação médica seja respeitada e que não sejam ingeridas outras doses.

Teníase e cisticercose
A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação. A infecção pode ser identificada pela eliminação espontânea de partes do verme nas fezes.

É o caso da tênia, encontrada em carnes de boi, peixe ou porco cruas ou pouco cozidas.

A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.

As opções mais usadas para tratar a oxiuríase são:

  1. Albendazol, 10 mg/kg em dose única, até o máximo de 400 mg. Repete-se a dose em duas semanas.
  2. Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia*, durante 3 dias consecutivos. Repete-se a dose em duas semanas.
  3. Pamoato de pirantel, 10 mg/kg, dose única, até o máximo de 1000 mg.

Os casos preocupantes são quando há uma infestação muito severa (muitos bichos no intestino, que podem provocar uma obstrução) ou quando há uma complicação (como no caso do ovo da solitária, que pode ir para o cérebro).

“Eu lavo as folhinhas bem lavadas, esterilizo e coloco dentro de uma xícara, coloco água fervendo e abafo”, explica Lindomar Rocha da Silva, aposentada. “A quantidade de folha que a gente recomenda é mais ou menos metade de maço, que dá para fazer uns dois copos de chá”, comenta a pesquisadora.