Qual o melhor remédio caseiro para limpar o intestino?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Confira 5 exemplos a seguir:

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

Confira 8 receitas.

  • Chá de Macela. Indicado para beber 3 vezes ao dia, após as refeições. ...
  • Chá de Carqueja. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições. ...
  • Chá de Pata-de-vaca. Indicado para beber sempre depois de ir ao banheiro evacuar. ...
  • Chá de Pitanga. ...
  • Chá de Quitoco. ...
  • Chá de araçá ...
  • Chá de Romã ...
  • Cidreira.

O ruibarbo é uma planta com poderoso efeito estimulante e digestivo. “Ele possui substâncias como crisofânico, antraquinonas e glicosídeos, que podem funcionar como laxante natural na forma de chá”, afirma a nutricionista.

Um típico almoço detox inclui uma salada verde, legumes cozidos, uma carne magra ou ovo e leguminosas (fontes de fibras e proteína). Posteriormente, no lanche da tarde, o consumo de frutas é uma boa ideia. Frutas ricas em fibras principalmente, como a melancia, o melão, a manga e a tâmara seca.

Como saber se tenho fezes acumuladas? Nestes casos, geralmente surgem sintomas como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal.... Possíveis sintomas.

As principais causas da obstrução intestinal são aderências, tumores e hérnias.

Muvinlax

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

Suco de mamão e laranja
O suco de mamão e laranja é uma excelente fonte de fibras, além de papaína que é uma uma enzima digestiva que ajuda na digestão dos alimentos, sendo uma boa opção de laxante natural. 1 copo de suco de laranja natural; 1 fatia de mamão sem caroço; 3 ameixas secas sem caroço.

Principais opções de sucos laxantes

  • Suco de mamão, ameixa e aveia. Ingredientes: ...
  • Suco de pera, uva e ameixa. Ingredientes: ...
  • Suco de beterraba, cenoura e laranja. Ingredientes: ...
  • Suco de mamão, laranja e ameixa. Ingredientes: ...
  • Suco de maracujá, couve e cenoura. Ingredientes: ...
  • Suco de morango e kiwi. ...
  • Suco de espinafre e ameixa.

Alivia incômodo gastro-intestinal
Alguns especialistas também sugerem que a pectina, fibra solúvel encontrada no vinagre de maçã, pode ajudar a acalmar espasmos intestinais. Basta misturar de uma a duas colheres de sopa do líquido em água ou suco de maçã e beber.

Beber chás laxantes
Alguns chás laxantes, como sene, cáscara sagrada e ameixa seca, hidratam as fezes, além de conterem substâncias que estimulam os movimentos intestinais, ajudando a evacuar.

Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

Bicarbonato de sódio
Reduz cólicas intestinais, dores de estômago e neutraliza o ácido, ajudando a soltar as fezes e limpando o cólon. A melhor forma de consumir o bicarbonato é adicionando uma colher de sopa em um copo de água quente. Misture e beba rapidamente, repetindo o processo durante as manhãs por 3 dias.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

A obstipação intestinal pode causar a doença hemorroidária devido ao esforço excessivo na hora de evacuar.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Principais sintomas
Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

As fezes têm uma grande quantidade de fibras em sua composição, portanto, manter uma alimentação rica em fibras auxilia a melhorar o funcionamento intestinal e deixar as fezes mais moles. Além disso, a ingestão de água é muito importante, já que a água ajuda a amolecer as fezes.

vontade freqüente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta; dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia.