Qual o melhor remédio caseiro para gases de bebê?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre). Quando a mãe amamenta e o bebê chora de tarde, sempre há alguma alma caridosa que diz: “Claro!

O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

Genciana

  1. Ferva a água.
  2. Adicione as folhas de genciana.
  3. Deixe o chá para gases ficar em infusão durante dez minutos.
  4. Coa e beba uma xícara de chá de genciana várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições. Desse forma ele atuará como um ótimo remédio para gases no estilo caseiro e natural.

Qual a diferença entre gases e cólica? Chamamos de cólicas uma dor aguda na barriga acompanhada de espasmos e desconfortos para o bebê, e tem duração maior que os gases. Eles acontecem naturalmente nas primeiras semanas de vida e é uma dor, seguida pela liberação deles e então o alívio, assim como é nos adultos.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, Luftal atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Uma das dicas principais para evitar gases no recém-nascido é colocá-lo para arrotar logo após a amamentação. Para isso, sente-o no seu colo com a coluna ereta e a cabeça apoiada no ombro do responsável por cerca de 10 a 15 minutos.

O indicado é que o bebê tome chá de erva-doce apenas a partir dos 6 meses de idade. A planta é ótima para aliviar cólicas e acalmar os pequenos nos períodos de dor.

Descubra qual é a melhor posição para soltar gases
“Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases.

Os bebês, como todos nós, têm bolhas intestinais. No entanto, ao contrário de adultos e crianças mais velhas, eles não têm inibições de torná-lo conhecido, geralmente em voz alta. O acúmulo de gases não bonito, mas é normal. Às vezes, porém, pode ser um problema, causando desconforto ou até mesmo dor.

Dar mais água para o bebê
Se o pequeno ou a pequena tem uma alimentação baseada em leite de lata ou mesmo com a introdução de alimentos sólidos é recomendado o consumo de bastante água. Afinal, isso pode ajudar a diminuir os gases em bebê e facilitar em todo o processo de digestão.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Consumir alimentos fermentáveis: Alguns grupos alimentares demoram mais para serem digeridos, como o feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Ansiedade: O transtorno pode acelerar a digestão no intestino, facilitando a produção e aumento dos gases.

Ingestão de leite em grande quantidade
Com o sistema digestório ainda em formação, caso um bebê se alimente muito de leite, em pouco tempo, terá a formação de gases durante o processo.

Frutas laxativas (mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica e banana-nanica), vegetais de folha cozidos (escarola, almeirão, brócolis e couve), quiabo, vagens, feijão, lentilha, aveia e farelo de trigo, são alguns exemplos que ajudam a soltar o intestino preso.

Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

Remédio para Gases em Oferta - Luftal, Flagass e Mais - Farmadelivery.