Qual o melhor remédio caseiro para ferida na boca?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Qual remédio caseiro para afta na boca é bom?

  • Aplicar leite de magnésia. ...
  • Enxaguar com água e sal marinho. ...
  • Colocar gelo na úlcera. ...
  • Usar saquinhos de chá de camomila ou lavanda. ...
  • Considerar suplementos para deficiências nutricionais. ...
  • Experimentar remédios naturais como extrato de própolis verde. ...
  • Utilizar cravo-da-índia.

Algumas soluções caseiras simples ajudam a reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização, como:

  1. evitar alimentos quentes, condimentados, salgados, cítricos e com alto teor de açúcar;
  2. não tocar ou apertar as feridas e bolhas;
  3. eliminar o uso tabaco e álcool.

Ferida na boca que não cicatriza há mais de duas semanas e rouquidão permanente podem ser sinais de câncer na cavidade oral.

Os tratamentos que vamos relacionar a seguir já foram amplamente testados, validados pela ciência e têm um alto potencial de eficácia em feridas graves.

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Lesões dolorosas podem eclodir na boca. Esses sintomas geralmente ocorrem cerca de uma semana após a exposição. As opções de tratamento incluem os medicamentos valaciclovir, aciclovir e fanciclovir. A pomada deve ser aplicada no primeiro sinal de lesão.

Se a ferida estiver muito inflamada, aplique uma compressa úmida e morna por 15 a 20 minutos várias vezes ao dia para ajudar a reduzir a inflamação e a dor. Em alguns casos, é indicado usar um medicamento tópico para tratar a inflamação, como uma pomada com corticosteroides.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Candidíase bucal; Câncer bucal; Estomatite herpética; Doença mão-pé-boca.

Os tipos mais comuns de feridas são as aftas e herpes, mas existem outras não tão conhecidas, mas que também podem ser graves. O especialista Dr. Alessandro Silva explica alguma dessas doenças: Aftas: A causa ainda não é conhecida, mas a maioria dos especialistas atribui à imunidade do indivíduo.

  • Infecções virais. As viroses são as causas infecciosas mais comuns das feridas bucais. ...
  • Outras infecções. Uma infecção bacteriana pode levar a feridas e inchaços na boca. ...
  • Lesões ou irritações. ...
  • Tabaco. ...
  • Medicamentos e radioterapia. ...
  • Doenças sistêmicas.

Cerejas

Cerejas são frutas cicatrizantes e possuem uma longa lista de poderes de cura, sendo que efeito cicatrizante é o que mais se destaca pela forte presença da vitamina C em sua composição. A vitamina C é conhecida por ser fundamental para a cicatrização de feridas.

Quais plantas medicinais são indicadas para cicatrização de feridas? As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart.

Camomila

Camomila
A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas.