Qual o melhor remédio caseiro para eliminar a cera do ouvido?

Perguntado por: icordoba7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Uma forma simples, segura e caseira de tirar pedaços de cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo vegetal morno, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate ou, até, azeite, no canal auditivo antes de realizar a limpeza da área externa com uma toalha.

Basicamente, o Cerumin funciona de forma eficiente para a limpeza dos ouvidos, sendo recomendado para pessoas que apresentam uma produção alta de cera ou de resíduos na região.

Consiste em retirar a cera no consultório médico, através de instrumentos próprios para essa ação. É o método mais eficaz e seguro. Pois o médico consegue visualizar todo o canal auditivo através de seus equipamentos e remover de maneira facilitada o excesso de cera no local.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima. Após a aplicação, o paciente deve ficar deitado e sem se mover por 5 minutos para garantir a penetração da solução. É totalmente normal que o medicamento volte a sair através da orelha após a aplicação.

A única maneira de remover a cera do ouvido afetado com segurança é consultar um médico especializado. Não devemos tentar remover a cera de ouvido usando cotonete, óleo de bebê ou água oxigenada.

Embora o cerume seja necessário para proteger o canal auditivo, quando há um excesso dele é possível que ele seja prejudicial à saúde. Normalmente, essa situação passa despercebida pelas pessoas e não apresenta riscos. Contudo, em alguns casos ela pode levar ao surgimento de sintomas desconfortáveis.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo.

O cerumin amolece em 2 a 3 dias mas na maioria das vezes é preciso ir a um médico para fazer a remoção, pois a cera não fica líquida o suficiente para saie sozinha. Procure um otorrino.

Pingar de duas a três gotas de azeite ou outro tipo de óleo vegetal nos ouvidos ajuda a soltar as ceras que possam estar prejudicando a audição. A consistência do azeite ajuda a amolecer a cera, facilitando a sua retirada e diminuindo a sensação de ouvido tapado.

Apertar a seringa ligeiramente e jogar um pequeno jato de água morna dentro do ouvido; Esperar cerca de 60 segundos nessa posição e depois virar a cabeça de lado para deixar a água suja sair; Secar bem a orelha com uma toalha macia ou com um secador de cabelo em temperatura baixa.

Primeiramente, acrescente uma colher de chá de bicarbonato em meia xícara de água morna. Em seguida, agite bem e coloque algumas gotas no ouvido.

Feita com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar um amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.

Quando se trata do azeite, é importante destacar que pingá-lo no ouvido —assim como qualquer outra substância—, ainda mais aquecido, pode ser altamente perigoso.

Geralmente, a pessoa fica deitada de lado em uma maca e o profissional coloca a ponta mais fina da vela dentro do canal auditivo e depois acende a ponta mais grossa. Ao queimar a vela, as cinzas se acumulam na folha que fica ao redor da vela, para que não caia sobre a pessoa.

A melhor forma de evitar este problema consiste em, todos os dias, limpar a região interna da orelha com uma toalha, já que a cera vai sendo naturalmente empurrada para o exterior do ouvido e, assim, é removida pela toalha, não ficando acumulada no canal auditivo.

Há três formas de remoção: irrigação, remoção mecânica ou aspiração. Na irrigação, o médico usa uma seringa para direcionar um jato de água morna no interior do ouvido, visando a remover o cerume, mas não pode ser realizada com pacientes que apresentem sinais de infecção e dor.

Proteção contra infecções no canal auditivo
Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural. Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos.