Qual o melhor remédio caseiro para desinflamar unha?

Perguntado por: afreitas8 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Se a inflamação da unha estiver sendo muito incômoda, outra opção é mergulhar o pé em água morna por 10 minutos enquanto se tentar puxar suavemente com os dedos a pele úmida e amolecida no canto do dedão, de forma a libertar a unha. Esse processo deve ser feito 3 vezes por dia por pelo menos uma semana.

Nesses casos, a dica é apostar na hidratação da área e em bases com substâncias fortalecedoras, que vão devolver os nutrientes que estão em falta nas suas pontinhas dos dedos.

Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.

1 – Deixar o pé de molho na água morna
Deixe o pé de molho de 20 a 30 minutos. Depois que retirar o pé da água morna e notar que o dedo ainda continua muito inchado, você pode fazer uma compressa de gelo, pois ele diminui o inchaço e a dor.

De forma geral, o tratamento para inflamação pode ser feito com: Anti-inflamatórios não esteroides: como é o caso do Ibuprofeno, ácido acetilsalicílico ou Naproxeno, que são geralmente usados para tratar inflamações mais simples como inflamação de garganta ou dor de ouvido por exemplo; 1. Seiva de babosa.

Em primeiro lugar, coloque o pé de molho em uma solução de água quente e sais de magnésio. Aqui o tempo ideal é entre 15 e 30 minutos. Esse período ajuda a deixar a unha mais maleável e fácil de mexer. Em seguida, pegue uma pinça e eleve a lateral da unha que estiver crescendo para dentro da pele.

Se a unha estiver infeccionada, com pus, talvez ele receite um antibiótico(2). Em casos avançados, pode haver a necessidade de uma pequena cirurgia, que é a retirada de parte da unha ou toda ela - com aplicação de anestésico local. Parece drástico, mas resolve a situação.

Em outros casos, pode ser indicado o uso de banhos de imersão (colocar de molho o pé afetado) em soluções contendo antissépticos ou em água quente com sal podem ajudar a reduzir a inflamação.

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

Para aliviar a dor nos dedos, é recomendado reduzir a intensidade dos esforços e evitar movimentar excessivamente a área afetada. Em casos necessários, o uso de compressas frias também pode proporcionar alívio ao desconforto.

Aplicar gelo por 15 minutos a cada 4 a 6 horas e tomar paracetamol para a dor. Proteger os dedos por três a quatro semanas de movimentos repetitivos com as mãos, incluindo vibrações. Após três semanas, iniciar movimentos passivos de alongamento. Usar luvas e ferramentas adaptadas para evitar recorrências.

Uma unha inflamada precisa, em geral, de tratamento com antibióticos e com antissépticos. É muito importante procurar um médico dermatologista, se esse for o seu caso. Os podólogos pouco podem ajudar quando já existe uma inflamação com possível infecção no local.

Em sua fase inicial, a paroníquia aguda pode ser tratada com um antibiótico administrado por via oral (como dicloxacilina, cefalexina ou clindamicina) e banhos com água morna frequentes para aumentar o fluxo de sangue.

Quando tratada de maneira adequada, seja cirurgicamente ou não, a melhora costuma ser rápida, em torno de uma a duas semanas. 2. Como desencravar uma unha com pus? A presença de pús indica que há um processo infeccioso ativo naquele local.

A água oxigenada prejudica a formação das fibras de colágeno importantes na cicatrização da ferida, além de roubar elétrons da proteína que recupera a pele. A limpeza de feridas deve ser feita apenas com água ou soro fisiológico.

O ibuprofeno costuma ser prescrito para o tratamento das dores de leve a moderada intensidade, principalmente para casos de dor de origem inflamatória, tais como artrites, dores traumáticas, inflamações dentárias, etc.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Lidial lidocaina pomada cloridato de lidocaina gel 25 gramas kit 2.

O chá de cravo da índia ajuda a diminuir a dor e a inflamação por possuir eugenol na sua composição, uma substância com ação anti-inflamatória e analgésica, sendo uma boa opção para aliviar dor de dente ou gengivite, por exemplo.

ERVA BALEEIRA (Varronia curassavica) – As principais propriedades da planta erva baleeira são anti-inflamatório, antisséptico, analgésico, cicatrizante, diurético e laxativo. ERVA CIDREIRA (Melissa officinalis) – utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante.