Qual o melhor relaxante muscular para o maxilar?

Perguntado por: lrezende8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Medicamentos: na fase aguda, os anti-inflamatórios não esteroides (diclofenaco, naproxeno, ibuprofeno, etc.) estão indicados por 7 a 10 dias, em pessoas com função renal preservada. Nessa fase, relaxantes musculares podem ajudar, mas não são úteis nos distúrbios crônicos.

Um exercício muito bom é encher as bochechas e movimentar o ar dentro da boca de um lado para o outro. Faça isso, pelo menos, umas 10 vezes e irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem falar que faz um bem danado para a saúde da pele promovendo elasticidade.

O tratamento para o distúrbio inclui o uso de analgésicos e relaxantes musculares, que devem ser consumidos conforme prescrição, além de terapia psicológica, aplicação de talas orais e fisioterapia para os músculos do maxilar.

Os principais sintomas são:

  • Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Edema facial;
  • Enxaquecas fortes e recorrentes;
  • Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

Para dor articular recomenda-se anti-inflamatório Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas. e para dores de origem muscular e articular o Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas é o medicamento de escolha.

Os problemas dentários e as causas da dor de ouvido
Um fator que costuma gerar dores no maxilar é a presença de problemas dentários, ou seja, abcessos, cáries e doença nas gengivas, causando dores locais intensas que passam a ser irradiadas para o maxilar. Nestes casos, o tratamento vai variar conforme o problema.

Algumas opções de remédios relaxantes musculares são:

  1. Carisoprodol. ...
  2. Ciclobenzaprina. ...
  3. Orfenadrina. ...
  4. Baclofeno. ...
  5. Tizanidina. ...
  6. Diazepam.

O estresse traz muita tensão para os músculos faciais e o ato involuntário de “trancar os dentes” acaba afetando a articulação mandibular, provocando dores que podem ser irradiadas para a cabeça, pescoço e até os ombros. Isso afeta a funcionalidade da boca, prejudicando atos simples como comer ou escovar os dentes.

O que fazer: o tratamento é orientado pelo cirurgião bucomaxilo, e além de analgésicos e relaxantes musculares, também é indicado o uso de placas para dormir, aparelhos ortodônticos, fisioterapia, técnicas de relaxamento ou, em último, caso, até a cirurgia Confira mais sobre as opções de tratamento para dor na ATM.

Essa inflamação do nervo da face, por sua vez, pode ser ocasionada por infecções virais (como o cobreiro e a herpes) e também por condições imunológicas, em que o sistema de defesa do organismo acaba por atacar o próprio corpo.

O principal tratamento para DTM, consiste em uso de PMR (placa miorelaxante), sendo possível indicar termoterapia, eletroterapia, agulhamento, infiltração, terapia medicamentosa e até tratamentos cirurgicos (nos casos articulares).

Abrir e fechar a boca

  1. Sente-se e mantenha a postura reta;
  2. Encoste a língua no céu da boca;
  3. Sem retirar a língua, tente abrir a boca;
  4. Respire e expire devagar por alguns segundos enquanto faz isso;
  5. Caso não sinta dor, repita o movimento 10 vezes.

"Exercícios mandibulares, alongamentos, mastigação branda e compressa morna podem ser realizados em casa para diminuir o impacto das dores na região”, aconselha.

Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.

Osteomielite
A osteomielite é uma infecção óssea e pode causar fortes dores no maxilar. Seus sintomas incluem também febre, rubor e inchaço. É causada principalmente por infecção por bactérias Staphylococcus, naturalmente presentes na pele e no nariz.

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.

A disfunção temporomandibular (DTM) refere-se a desordens caracterizadas por dor na ATM, na região pré-auricular e nos músculos da mastigação e podem levar a limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares, além da cefaléia e otalgia1,12.

Cloridrato de ciclobenzaprina (Mirtax): alivia dor, sensibilidade e limitação de movimentos associados aos quadros agudos de espasmos musculares (contrações musculares involuntárias);

Alguns remédios comuns que agem como relaxantes musculares são: Dorflex, Miorrelax, Dorilax, Doricin e Nevralgex.

Segundo levantamento mais recente da Associação da Instúrtria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o remédio mais consumido no Brasil é o relaxante muscular Dorflex, que rende R$470,7 milhões ao ano às farmácias.