Qual o melhor queijo para o estômago?

Perguntado por: agaspar6 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Laticínios. Não há proibição de leite e outros produtos lácteos, mas ao comer queijo, selecione opções mais suaves e menos gordurosas, como cream cheese, brie e ricota. O iogurte também pode ser uma boa opção. É possível tomar sorvete com pouca gordura.

A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

Um queijo minas frescal modificado foi capaz de atuar como agente terapêutico no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa. O alimento foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Coma primeiro a salada. Essa é uma forma eficaz para “forrar o estômago” e assim comer menos no prato principal, que é mais calórico. Invista em uma salada bem variada, rica em folhas verdes e legumes, e acrescente azeite e limão, que ajudam a reduzir o apetite.

Melhores alimentos para quem tem gastrite
Alimentos como purês, batata, mandioquinha, suflês, vegetais cozidos, mingaus, sopas, feijão, banana, mamão, maçã, brócolis, couve, couve-flor, alface, cenoura, beterraba, aveia, arroz integral, alface, couve, etc., são fontes de fibras solúveis e insolúveis.

“Dependendo da complexidade do caso a retirada total da alimentação pode ser o mais adequado, mas leites tipo A2A2, mais comercializados hoje em dia, podem trazer uma melhora na digestão”, afirma a nutricionista.

Queijos de búfala

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista.

Alguns exemplos de queijos saudáveis incluem: Queijo cottage: é um queijo fresco, com baixo teor de gordura e calorias. É rico em proteínas, cálcio e vitaminas B12 e D; Queijo branco: também fresco, com baixo teor de gordura e calorias.

O maior benefício nutricional do queijo Minas é a quantidade de cálcio, que é quase três vezes maior do que o da ricota e dez vezes maior que o teor de cálcio do cottage. Por isso, ele é muito indicado para idosos, que são mais suscetíveis a problemas ósseos, como a osteoporose.

Além disso, devem-se evitar alimentos gordurosos, manteiga, carnes vermelhas, leite integral, queijos amarelos, bacon, linguiça, alimentos processados e condimentados. Evitar bebida alcoólica e também os que aumentam a produção de gases como feijão, milho, ovo, repolho, entre outros.

Entre os principais queijos tipicamente brasileiros adicionados de bactérias probióticas, destacam-se os queijos minas frescal e queijo prato.

À noite, prefira fazer uma refeição mais leve e que impacte menos o estômago.

  • Salada verde com grão de bico;
  • Vitamina de mamão, abacate ou banana com leite desnatado;
  • Água de coco com torradas integral e clara de ovo.

No caso de quem sofre da doença do refluxo gastroesofágico, prefira as não cítricas, como banana, maçãs, pêras, mamão e goiaba.

Dieta regrada
O fracionamento da alimentação também é recomendado. Comer em quantidades menores e mais vezes ao dia, fazer 5 ou 6 refeições diárias. Outra recomendação é comer devagar e mastigar bem os alimentos antes de engolir, facilitando o trabalho do estômago.

Para proteger o estômago, a médica aponta 5 alimentos essenciais:

  1. Batata-doce. É rica em carboidratos complexos e fibras solúveis, que podem ajudar a reduzir a acidez estomacal e a inflamação do revestimento do estômago. ...
  2. Iogurte natural. ...
  3. Maçã ...
  4. Peixes e aves. ...
  5. Chás de ervas.