Qual o melhor protetor para o estômago?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Há vários tipos de medicamentos com capacidade para diminuir a produção de ácido pelo estômago, entre os quais os mais comuns são os inibidores da bomba de protões (omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol, dexlansoprazol).

Água de coco, couve, maçã e gengibre. O suco destes ingredientes ajuda a desintoxicar o fígado, que fica sempre mais sobrecarregado porque a maioria dos foliões exagera no consumo de bebidas alcóolicas durante o Carnaval.

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...

A mucosa é a membrana que reveste a parede interna do estômago e produz um muco alcalino que impede que as enzimas da digestão e o ácido clorídrico, que formam o suco gástrico, afetem o órgão.

Peça ao médico para receitar um protetor gástrico, como Omeprazol ou Pantoprazol, em jejum: reduz a produção de ácido no estômago; Não misture anti-iflamatórios diferentes no mesmo tratamento: além de potenciar o surgimento de úlceras, aumenta o risco de sangramento e agrava problemas renais.

Chá de aroeira
Alguns estudos científicos mostram que o chá da aroeira é tão eficaz quanto o omeprazol, para o tratamento da gastrite.

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

Comer menos e com menos intervalo entre as refeições pode ajudar no controle da gastrite. VERDADE. Esta prática garante um controle na produção de ácidos do estômago. Assim, ajuda na digestão e evita desconfortos.

É aconselhável que, para tratar a dor de estômago, você deve:

  1. Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  2. Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  3. Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  4. Praticar algum tipo de atividade física.

Peptovit 40mg, caixa com 14 comprimidos revestidos.

Pantoprazol pode ser administrado com ou sem alimentos. A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de pantoprazol 20 mg uma vez ao dia. A duração do tratamento fica a critério médico e depende da indicação. Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Boas opções incluem: maçã, banana, pêssego, pera, uva, melão, morango e kiwi. Frutas como laranja, figos ou frutas secas podem irritar a mucosa do estômago, mas como cada organismo reage de uma maneira aos alimentos, sempre que comer algo, pare e analise como seu corpo reage aos alimentos", explica a nutricionista.

Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago.

Há, obviamente, algumas indicações de seu uso, como em pacientes vítimas de politrauma/TCE, grandes queimados, sépticos, em uso de drogas, dependentes de ventilação mecânica. Outra importante indicação de seu uso é em pacientes com hemorragia gastrointestinal.

O paracetamol pode ser tomado independentemente das refeições, pois, ao contrário do ibuprofeno, não irrita o estômago.

Probióticos e prebióticos
Estudos sugerem que tomar probióticos – também conhecidos como bactérias saudáveis – é uma forma segura de prevenir diarreia causada pelos antibióticos, ajudando também a diminuir o inchaço e restaurar o equilíbrio da microbioma.

7 chás para melhorar a digestão e combater gases intestinais

  • Chá de boldo. ...
  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de tomilho e poejo. ...
  • Chá de macela. ...
  • Chá verde com hortelã ...
  • Chá de ervas.

O chá de gengibre contém gingerol, chogaol e zingerona, que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago e diminuir a acidez do estômago, reduzindo a sensação de azia e queimação no estômago, sendo uma boa opção de remédio caseiro para azia.