Qual o melhor probiótico para quem tem síndrome do intestino irritado?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

Por exemplo, a meta-análise de Yuan (2017) evidenciou que o tratamento de indivíduos com SII utilizando o probiótico Bifidobacterium infantis proporcionou redução da dor e dos inchaços abdominais, sugerindo ser uma terapêutica eficaz nestes pacientes.

Tratamentos para síndrome do intestino irritável

  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

O uso de probióticos é indicado para aliviar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, uma doença que chamamos de distúrbios funcionais que afetam o sistema digestório. É uma condição que acarreta dor abdominal e alterações intestinais e não têm uma causa bem definida na literatura médica.

Os iogurtes sem lactose são os mais apropriados para os pacientes de SII. Como alternativa vegetal temos os vegegurtes de coco, os únicos low FODMAP.

Este foi o primeiro estudo sobre o efeito do probiótico em pacientes com SII e ERBHAL. Os resultados mostram que as mudanças no padrão de fermentação intestinal causadas pelo Leite Fermentado Yakult ocorreram em 64% dos pacientes, não fazendo mais parte do ERBHAL no final do período de tratamento.

Hipersensibilidade dos receptores nervosos da parede intestinal à falta de oxigênio, distensão, conteúdo fecal, infecção e às alterações psicológicas; Níveis elevados de neurotransmissores (como a serotonina, por exemplo) no sangue e no intestino grosso; Infecções e processos inflamatórios; Depressão e ansiedade.

Fármacos para doença inflamatória intestinal

  • 5-Ácido aminossalicílico (mesalamina 5-ASA)
  • Corticoides.
  • Fármacos imunomoduladores.
  • Agentes biológicos.
  • Antibióticos e probióticos.

Quem tem síndrome do intestino irritável deve evitar o consumo de massas, doces e qualquer tipo de alimento à base desses ingredientes. Quando chega ao intestino, o glúten forma uma “cola” que gruda às paredes do órgão. Isso causa inflamações e dificulta a absorção de outros nutrientes.

O maleato de trimebutina é um medicamento que atua no intestino, regularizando seus problemas motores, ou seja, diminuindo o movimento do intestino nos casos onde há aumento do mesmo, ou, aumentando, quando o movimento do intestino estiver diminuído.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Pessoas com diabetes não se beneficiam do uso de probióticos
A diabetes, assim como outras doenças metabólicas, está relacionada com processos inflamatórios.

A SII pode ser agravada por stress ou por determinados alimentos, os sintomas ocorrem por períodos de tempo que variam entre uns dias a uns meses. Normalmente é uma condição para a vida, embora tenda a melhorar ao fim de alguns anos.

Frutas: abacaxi pérola, acerola, banana, banana-nanica, banana-prata, caju, coco verde, framboesa, grapefruit, jaca, laranja-pera, maçã nacional Fuji, mamão Havaí, manga, maracujá, melancia, melão amarelo, nectarina nacional, pêssego nacional, tangerina murcote.

Se for necessário adicionar leite, prefira leite sem lactose, ou bebidas vegetais. O café pode ajudar pessoas com SII constipadas, e piorar sintomas de pacientes com SII diarreica.

- Faça várias pequenas refeições diariamente ao invés de poucas e grandes refeições. - Alimentos ricos em fibras (em caso de prisão de ventre): farelo de trigo, ALL-Bran, Fibra Mais, semente de linhaça, aveia, pão integral, arroz integral, laranja com o bagaço, verduras, legumes, etc.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Pessoas com distúrbios do trato digestivo como síndrome do intestino irritável e disbiose podem apresentar inchaço inicial ou um desconforto abdominal ao consumir o kefir.

A dor pode se apresentar em episódios de dor contínua e forte ou cólicas, normalmente na região inferior do abdômen. Os sintomas da SII também podem incluir aumento da circunferência abdominal (distensão), muco nas fezes e sensação de esvaziamento incompleto após a defecação.

Não é típico ter perda de peso por causa da SII. No entanto, como a síndrome pode afetar o nível de tolerância a alguns tipos de alimentos, isso pode resultar em mudanças de peso. Algumas pessoas podem experimentar cólicas abdominais significativas e dores que podem fazer com que comam menos do que normalmente fariam.

A síndrome do intestino irritável pode ser facilmente confundida com outros problemas gastrointestinais por conta de sintomas parecidos. Por isso, se notar os sinais de desconforto e dor abdominal, acompanhados ou não de diarreia ou constipação, o ideal é procurar um médico coloproctologista.