Qual o melhor probiótico na farmácia?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Melhor probiótico: conheça 10 destaques do mercado

  • Probiotic 30 bi. Melhor probiótico. ...
  • Probiotic-10. Fórmula diversificada. ...
  • Once Daily Women's. Ideal para a saúde feminina. ...
  • Simfort. Fórmula em pó ...
  • PB8. Opção com bom custo-benefício. ...
  • Simcaps. Preço acessível. ...
  • Enterogermina Plus. Mix de probióticos. ...
  • Pro-10. Mix de probióticos.

Probióticos nas doenças inflamatórias intestinais
As espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium são mais comumente usadas nas doenças intestinais, mas outras como Saccharomyces e algumas E. coli também podem ser utilizadas.

Quais são os probióticos mais usados? Os alimentos que contêm microrganismos benéficos para o corpo são chamados de alimentos probióticos. Alguns exemplos são os alimentos fermentados, como chucrute, kimchee, rejuvelac, kombucha, kefir, gengibre em conserva, beterraba fermentada, leites fermentados, entre outros.

Probióticos naturais

  • Iogurte natural;
  • Coalhada;
  • Kefir (bebida fermentada à base de grãos de kefir e leite);
  • Kombucha (chá fermentado com cultura de leveduras e bactérias);
  • Picles (conserva de vegetais em vinagre);
  • Missô (pasta de soja fermentada).

Adultos saudáveis podem adicionar probióticos vivos à dieta com segurança visto que, em geral, estudos indicam que o seu consumo não traz qualquer tipo de risco à saúde. Mas não precisa exagerar, não é? Inclusive, para quem tem intolerância à lactose, existem produtos feitos com probióticos vivos e sem lactose.

Probióticos são contraindicados para pacientes em risco como os que estejam em choque ou situações limítrofes.

Os probióticos devem ser ingeridos pelo menos duas horas depois da toma dos antibióticos. A cura deve continuar após o fim do tratamento, em média durante uma a duas semanas.

A suplementação com probióticos pode ser indicada quando a alimentação, sozinha, não consegue dar conta de reequilibrar a microbiota intestinal — no caso de uso prolongado de antibióticos, por exemplo. Esses produtos podem ser encontrados nas farmácias em cápsulas ou em pó (sachês).

O melhor momento para ingerir os probióticos é antes ou após as principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Isso porque os alimentos ajudam os suplementos a passarem pelo estômago, um local com muita quantidade de ácido. Sem o auxílio, as chances das bactérias serem destruídas em meio à acidez é maior.

Os probióticos auxiliam na manutenção da saúde intestinal, ao passo que contribuem com a composição da microbiota. No caso da SII, alguns estudos evidenciam melhora dos sintomas com o emprego de probióticos.

Eles são auxiliares no equilíbrio da flora intestinal e no combate às doenças diarreicas. O microorganismo presente no Floratil é o Saccharomyces boulardii, o da enterogermina é o Bacilus clausii (esporos do bacilo).

Os probióticos são considerados agentes naturais e seguros para alívio da constipação funcional em adultos. Já, na diarreia, o uso e eficácia dos probióticos são consagrados, principalmente em crianças. Probióticos diminuem a duração da diarreia em 1 dia, em média, e a frequência de evacuações já no 2º dia de uso.

Activia

Activia, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos que ajudam na saúde digestiva. Com probióticos vivos em todo o seu portfólio de iogurtes e leites fermentados, é a marca pioneira da categoria a possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Decida qual tipo de probiótico você quer a partir dos tipos de bactérias disponíveis (como explicado acima). – Pesquise as marcas e a qualidade dos suplementos – seja um consumidor ativo, procure a história da empresa e veja se eles investem em pesquisa, qualidade de matéria-prima, tecnologia, etc.

Quando os suplementos probióticos são prescritos para o alívio de sintomas agudos, como casos de diarreia aguda, os efeitos podem ser percebidos em apenas alguns dias. Já quando a finalidade é a melhora de condições crônicas, como síndrome do intestino irritável, geralmente é necessário o uso prolongado do probiótico.

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.

Quais são as dicas para manter a microbiota saudável?

  1. Evite alimentos industrializados. ...
  2. Introduza alimentos da dieta mediterrânea na sua rotina. ...
  3. Reduza o açúcar. ...
  4. Ingira mais fibras e consuma probióticos naturais.

Cada unidade de 100g possui 8 bilhões de probióticos, a dose diária necessária. Activia Shot pode ser consumido em qualquer horário do dia e mais de uma vez”, conta Marina Flores, gerente de marketing de Activia.

Embora o seu consumo possa fornecer vários benefícios, também pode causar efeitos colaterais. Quando usamos probióticos pela primeira vez, algumas pessoas sentem gases, inchaço ou diarréia.