Qual o melhor presunto para comer?

Perguntado por: ncastro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Os especialistas se dividiram na hora de selecionar o mais saudável, mas o tipo tradicional e o parma foram os mais bem avaliados. Enquanto o primeiro tem menos sódio, mas muitos aditivos, o segundo tem muito sódio e é mais natural. "Não considero o presunto um alimento saudável.

Apesar de ser um alimento muito presente no café da manhã brasileiro, o presunto pode ser um grande vilão de uma vida saudável ... O excesso de sal é um dos principais fatores que geram os riscos para a saúde. Para se ter uma ideia, cada 1 grama de presunto pode conter até 10 mg de sódio.

Confira a matéria!

  • Presunto cozido é saboroso e versátil, possui pouca gordura e não leva muito tempo de maturação.
  • Presunto de Parma é uma variação tipicamente italiana, com sabor mais delicado e aprimorado.
  • Presunto Royal é produzido artesanalmente, com cozimento lento, sendo consumido diversas maneiras.

O Presunto Cozido Seara, por exemplo, é um frio saboroso, que contém menos sódio e gordura que outros frios convencionais e é produzido com carnes selecionadas.

Presunto sem capa de gordura
A vantagem do presunto sem a capa de gordura é que ele tem menos calorias e menos sódio - apesar de as quantidades ainda ficarem altas.

Escolha bem as carnes, embutidos e defumados
Para ter à disposição itens mais saudáveis, a nutricionista Juliana Vieira indica o salmão defumado, que é um alimento rico em ômega 3, e o lagarto defumado, uma carne bovina magra e com fibras longas.

O presunto cru é essencialmente qualquer presunto que não tenha sido cozido. Também deve ser salgado e curado sob temperaturas baixas e controladas. Já o presunto parma é uma variação italiana, exclusiva da região de Parma, que carrega o certificado de origem de sua produção.

A vantagem do presunto sem a capa de gordura é que ele tem menos calorias e menos sódio - apesar de as quantidades ainda ficarem altas. Além disso, a quantidade de gordura é quase zero.

Os embutidos feitos de modo artesanal, sem conservantes, que levam apenas boas partes das carnes, um pouco da gordura natural delas, temperos e especiarias, não oferecem nenhum risco à saúde.

Mas, se você não abre mão de comer, fique abaixo das 50 gramas ao dia, ou 4 fatias de presunto.

O presunto é um verdadeiro ex-libris da gastronomia. Além de um sabor único, o consumo regular de presunto, garante ao organismo nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento como: ferro, minerais, ácido fólico e vitamina E, B1, B6 e B12.

Embutidos: salsicha, mortadela, salame e presunto têm uma quantidade considerável de conservantes e sódio, além de gordura. Substitutos: peito de peru, peito de frango, queijo cottage.

1- Presunto
No caso do presunto ibérico, o conteúdo proteico chega a níveis de 43g por cada 100g de alimento.

Mesmo quando não são frituras, refeições mais pesadas e gordurosas também precisam ser evitadas durante o período da noite, pois possuem um tempo de digestão maior.

Para Érica Oliveira, nutricionista do Hospital Nove de Julho (SP), a mortadela de ave possui um teor mais baixo de gordura e calorias, além de ser uma fonte mais magra de proteína em comparação com outras opções.