Qual o melhor PPPoE ou DHCP?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 1 de junho de 2023
3.9 / 5 20 votos

O DHCP é mais popular e é amplamente utilizado, enquanto o PPPoE está caindo lentamente em desuso. Com o PPPoE, é preciso primeiro configurar um nome de usuário e uma senha, o que fará a autenticação na próxima vez que for ligada a rede para adquirir um IP, enquanto a configuração do DHCP é automática.

O DHCP é um protocolo muito importante para o funcionamento da maioria das redes atuais e é uma ferramenta essencial para os administradores de rede, por permitir configurar grandes quantidades de dispositivos em rede, sem qualquer configuração manual.

Os endereços IP estáticos exigem uma configuração manual complexa, enquanto os dinâmicos são configurados e atribuídos automaticamente, como a conexão doméstica que você provavelmente está usando agora. Os endereços IP estáticos mantêm uma conexão permanente, enquanto os dinâmicos podem mudar a qualquer momento.

O PPPoE é um protocolo de rede que atua com a tecnologia Ethernet, utilizada para ligar uma placa de rede a um ou vários usuários em uma rede LAN por meio de uma linha DSL. É bastante utilizado porque permite identificar o usuário conectado com facilidade, além de controlar as suas ações, após ter sido autenticado.

A principal função do DHCP é distribuir endereços IP e configurar a máscara de sub-rede, o gateway padrão e as informações do servidor DNS no adaptador de rede do dispositivo conectado à rede.

Maior controle sobre os endereços IP: Com o DHCP desativado, é possível atribuir manualmente endereços IP estáticos a cada dispositivo da rede. Isso permite um controle mais preciso sobre os endereços utilizados, especialmente em casos em que determinados dispositivos precisam sempre receber o mesmo endereço IP.

Benefícios do DHCP

  • Configuração do endereço IP confiável. O DHCP minimiza os erros de configuração causados pela configuração manual de endereço IP, como erros tipográficos ou conflitos de endereço causados pela atribuição de um endereço IP a mais de um computador ao mesmo tempo.
  • Administração de rede reduzida.

Vantagens do DHCP
Não há atribuições de IP duplicadas ou inválidas, não existe conflito de endereços de IP; É um grande benefício para usuários de redes móveis, pois as novas configurações válidas são obtidas automaticamente quando alteram rede conectada.

PPPoE: Como funciona? O PPPoE trabalha com a tecnologia Ethernet, usada para ligar uma placa de rede a um ou vários internautas em uma rede LAN através de uma linha DSL.

Um IP dinâmico permite a reutilização de endereços IP, atribuindo-os temporariamente a um dispositivo ligado à rede. É atribuído dinamicamente através do protocolo DHCP. Se o utilizador administra um website, recomenda-se a utilização de um IP estático.

Às vezes, um endereço IP dinâmico funciona melhor. Decidir se os endereços IP dinâmicos ou estáticos são melhores para você também depende da natureza da conexão. Um endereço IP estático tem mais probabilidade de ser relevante para uma empresa, enquanto um endereço IP dinâmico é adequado para uma rede doméstica.

O DHCP é usado para evitar erros de conflito de endereços causados por vários clientes que compartilham o mesmo endereço IP. O DHCP estático é um recurso usado para fazer com que o servidor DHCP sempre atribua o mesmo IP estático a um endereço MAC exclusivo.

PPPoE, sigla de Point-to-Point Protocol over Ethernet ou Protocolo Ponto-a-Ponto sobre Ethernet, em português, é um protocolo desenvolvido para que uma única conexão entre o cliente e o servidor possa ser compartilhada com mais usuários em uma rede, por um roteador.

A Claro não usa PPPoE.