Qual o melhor polietileno?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A alta rigidez permite resistência a temperaturas elevadas. Com o PEAD é possível fabricar produtos para diferentes segmentos, como frascos, materiais hospitalares, brinquedos, tanques de água.

O PP é amplamente usado nas indústrias de mobiliário e automóveis. Isso porque, o material é mais rígido, mais duro e mais forte que o PE, podendo suportar temperaturas de +140°C durante curto período. Apesar disso, é relativamente vulnerável a temperaturas abaixo de zero.

Para o processo de produção, a indústria busca materiais mais resistentes a forças externas. Por isso, os polímeros policarbonato, ABS e PBT são os plásticos mais resistentes ao impacto. Logo, esses plásticos possuem alta demanda industrial.

O polietileno também conhecido como PE, é um polímero, e é um dos plásticos mais utilizados nas indústrias. Possuindo as mais variadas formas de aplicação, sua cadeia é formada basicamente de carbono e hidrogênio, e pode ser usado em diversos segmentos. Com a sua alta produção é um termoplástico de custo baixo.

Uma característica do polietileno é que ele é muito leve facilitando o transporte até mesmo de tanques que precisam ser grandes. Devido ao processo de rotomoldagem os tanques são feitos sem nenhum tipo de emenda ou solda, dessa forma eles não sofrem com os problemas de ferrugem.

O Polietileno de Alta Densidade (PEAD), em inglês chamado de HDPE ou PE-HD, apresenta estrutura praticamente isenta de ramificações, com alta densidade e altas forças moleculares. É um plástico rígido, resistente à tração, tensão e compressão, e com moderada resistência ao impacto.

A melhor opção de polietileno comprar é contar com uma empresa especializada na fabricação e distribuição do produto, uma vez que conte com todos os critérios para oferecer uma matéria-prima produzida com competência e que resultará em boas aplicações.

A Teknoval, empresa brasileira, é uma das fabricantes mais reconhecidas no mercado de peças em polietileno. A versatilidade do plástico faz com que a empresa seja uma das referências no setor entre os fabricantes de peças em polietileno, tendo destaque o extenso mix de produtos oferecidos no catálogo da empresa.

Abaixo, conheça os 7 tipos de plástico que existem:

  • PET (Politereftalato de Etileno) ...
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  • PVC (Policloreto de Vinil) ...
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  • PP (Polipropileno) ...
  • PS (Poliestireno) ...
  • Outros.

Transparente, apesar de uma diferença entre PP e PEAD é que esse último é menos transparente.

O policarbonato é um polímero de cadeia longa. Isso significa que ele é mais complexo que o polietileno e o polipropileno. Assim, tem um custo mais alto, mas também é mais durável e é considerado um termoplástico.

O mais perigoso deles é o bisfenol A ou BPA, matéria-prima utilizada na fabricação do policarbonato, plástico resistente, que é muito utilizado na indústria. A substância é similar a um hormônio feminino, o estrogênio, e ao entrar em contato com o organismo, pode causar diversas disfunções.

Kevlar

Kevlar: O polímero mais resistente que o aço!

As polêmicas sacolas de plástico, feitas com polietileno de baixa densidade, podem chegar a demorar até 150 anos para desaparecer.

Largamente utilizados e padronizados por normas nacionais e internacionais (ISO, ASTM, ASHTO), os tubos de polietileno de alta densidade são produzidos com resinas especiais e qualificadas, como PE 80 e PE 100, com tensões de dimensionamento hidrostático a 20 °C para vida útil mínima de 50 anos de 8 e 10 MPa, ...

Reconhecidos pela resistência, os vasos fabricados com fibra de vidro se destacam pela durabilidade, ao contrário dos vasos de polietileno, que por serem de plástico, tendem a ressecar com o tempo e até mesmo rachar com o crescimento das raízes.