Qual o melhor poema de Fernando Pessoa?

Perguntado por: uperes7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

1. Poema em linha reta, do heterônimo Álvaro de Campos. Talvez os versos mais consagrados e reconhecidos internacionalmente de Pessoa sejam os do Poema em linha reta, uma extensa criação com a qual nos identificamos ainda hoje profundamente.

São seus “O Guardador de Rebanhos”, “O Pastor Amoroso” e os “Poemas Inconjuntos”. Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada.

Sou eu aqui em mim, sou eu. Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou. Quanto quis, quanto não quis, tudo isso me forma. Quanto amei ou deixei de amar é a mesma saudade em mim.

Pessoa era adepto de ideias futuristas e modernistas e às defendeu em ensaios publicados em revistas como “A Águia” e “Orpheu”. Esta última teve vida curta, devido aos escândalos causados por poemas que chocavam a sociedade da época. Em 1924 lançou a revista Athena, onde apareciam os dramas de seus heterônimos.

Para quem quer se aventurar na obra de Fernando Pessoa, “O eu profundo e os outros eus” é o livro perfeito. A obra compila os poemas mais importantes da carreira do poeta, dos que assinou com seu nome e também os textos de seus heterônimos, como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

Fernando Pessoa é um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e poetas de língua portuguesa. Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada. Trabalhou como crítico literário, crítico político, editor, jornalista, publicitário, empresário e astrólogo.

Stuffen

O poema mais lido do mundo chama-se "Stuffen" e foi escrito pelo autor alemão Hermann Hesse. Uma obra de Orhan Veli Kanik, um proeminente poeta turco do século XX, é agora o segundo poema mais lido do mundo, de acordo com um estudo da plataforma online de poesia multilingue Lyrikline.

Soneto de Fidelidade

1. Soneto de Fidelidade (1946), de Vinicius de Moraes. Um dos mais famosos poemas de amor da literatura brasileira é o queridinho de muitos apaixonados ao longo de gerações.

O Amor É uma Companhia
Porque já não posso andar só. E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo. Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo. E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

Frases inspiradoras pequenas

  • Descubra-se. Há tantas coisas que não sabe sobre você.
  • Quando você deseja o bem, o bem te deseja também.
  • Quanto mais agradecemos, mais coisas boas acontecem. Nesse sentido, compartilhe o cartão nas redes sociais! ...
  • A gratidão é a memória do coração.
  • O tempo voa. Cabe a você ser o piloto.

Mensagem é, sobretudo, uma obra de aspecto nacionalista que busca resgatar o sentimento patriótico do povo português. Apesar de fazer parte do modernismo, não recorre aos versos livres. Assim, seus poemas (tanto os líricos quanto os narrativos) possuem versos regulares (com métrica e rimas).

É uma obra que ocupou 21 anos da vida de Pessoa: segundo anotações do próprio escritor num exemplar da primeira edição do livro, os 44 poemas de Mensagem foram compostos entre 1913 e 1934. Dizer que se trata de uma obra saudosista é olhar de maneira apressada para o livro.

Aos familiares que a perda castigou, como no poema de Fernando Pessoa, devemos dizer que navegar é preciso, extraindo forças da necessidade de seguir, enquanto vida houver. Trabalhar, melhorar e servir a quem de nós necessita. Realizar algo bom faz a vida valer a pena.

A poesia de Pessoa, portanto, não é convencional, mas provocativa, irônica e irreverente. E, como é comum em textos modernistas, ela é construída com liberdade formal. Desse modo, o autor recorre aos versos livres para expressar seu nacionalismo crítico.

O Poeta Fernando Pessoa (1888-1935), um dos mais controvertidos artistas do século XX, declarava-se um cristão gnóstico. Apesar disso, não se alinhou a nenhuma instituição religiosa e/ou doutrina estabelecida. Teve na dimensão religiosa a temática preferida.

Que Deus deixou aberto. Se Deus, vida ou morte existem ou não. Pondo na tarefa cada pulsação.

Foi em 1919 que Fernando Pessoa conheceu a mulher que ficará na história como a sua única namorada: Ofélia Queiroz.

A leitura em voz alta ajuda nesse processo, porque elas conseguem memorizar a história e até reproduzi-las sozinhas no futuro. O simples ato de ler livros ajuda na imaginação das crianças.

  • Livro do Desassossego (1982)
  • Poesia de Fernando Pessoa (2004)
  • Mensagem (1934)
  • Tabacaria (1933)
  • Cartas de amor de Fernando Pessoa
  • Poesia: Ricardo Reis (2000)

De quem é o olhar Que espreita por meus olhos ? Quando penso que vejo, Quem continua vendo Enquanto estou pensando ? Por que caminhos seguem, Não os meus tristes passos, Mas a realidade De eu ter passos comigo ?

Essa frase sempre fez sentido e agora, mais do que nunca, percebemos que a vida não permite planejamentos imutáveis, regras determinadas e inflexíveis. Tudo pode mudar a todo tempo e esse é o grande segredo do saber viver.