Qual o melhor pincel para pintar madeira?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Cerdas pretas: esse tipo de pincel é o mais indicado para pintura de detalhes, dar acabamentos e melhor cobertura de superfícies. Ideal para esmaltes sintéticos, óleos, vernizes e zarcão. Proporciona ótimos resultados em alvenaria, madeira e metais.

No caso da madeira, a tinta esmalte sintético é a opção mais indicada, já que é feita especialmente para cobrir, proteger e dar acabamento a esse tipo de superfície. Essa é a principal diferença em relação às tintas para parede, que devem ser acrílicas.

PS: O ideal é usar sim o rolo de espuma, pois é mais fácil a aplicação e o resultado pode ficar melhor, principalmente se a superfície estiver bem lisinha para a aplicação.

Passo 1 – Com o pincel de cerda macia, pegue a pinta acrílica e comece pintando a madeira de modo normal, por inteiro. Passo 2 – Mesmo o pincel sendo o mais macio possível ele ainda deixa certas marcas da cerda, então para que não fique essas marcas nós usaremos o rolinho de espuma para alisar a camada de tinta.

Se possível, utilize uma lixadeira elétrica para garantir um melhor resultado. Caso opte por lixar manualmente, não tem problema! Você só vai ter um pouco mais de trabalho para conseguir que a superfície fique lisinha. Para facilitar o processo, faça movimentos circulares com a lixa.

Comece lixando a madeira
Um dos principais cuidados com a madeira é lixá-la antes de começar a aplicar qualquer produto. Isso ajuda a eliminar farpas e possíveis imperfeições que podem atrapalhar na hora de passar a tinta e, principalmente, preservar a pintura futuramente.

Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 150 ou 180 é ideal. Mas o especialista avisa: “Para lixar madeiras pintadas, temos a lixa própria para madeiras com tinta.”.

acrílica

Se você busca por uma opção para espaços externos como uma fachada ou jardim, a opção de tinta spray para madeira recomendada é a acrílica.

Sendo assim, a aplicação de primer para madeira faz parte da preparação da superfície para receber a pintura e garantir um excelente acabamento.

Se a porta de madeira estiver pintada com tinta, você deve no mínimo lavar toda a porta com água e detergente neutro. Depois, deve secá-la totalmente e aplicar um lixamento com lixa (fina, 360 a 400) até que todo o brilho seja removido. Após retirar todo o pó gerado pelo lixamento, pode aplicar a tinta.

Pintura da madeira
Despeje a tinta em uma bandeja. Utilize uma trincha para pintar os cantos e um rolo para as regiões maiores. Deixe secar seguindo o tempo indicado no boletim técnico. Recomendamos aplicar de duas a três demãos de tinta para o resultado ser ainda mais eficiente.

Prepare o rolo para o primeiro uso
Caso a tinta utilizada seja à base d'água, o rolo de pintura deve ser molhado com água. No caso de tintas à base de solventes, o rolo deve ser umedecido com um solvente, como aguarrás. Isso fará com que o rolo não solte nenhum pelo e absorva melhor a tinta.

O Pincel Atlas de Cerdas Brancas com duas polegadas é o mais indicado para pinturas com verniz, pois as suas cerdas macias contribuem para o fino acabamento que o verniz exige. Também pode ser usado na aplicação dos demais produtos de acabamento, como óleos e ceras.

O pincel é fácil de utilizar e a melhor opção quando se fala em dar um acabamento mais trabalhado nos detalhes, por exemplo. Além disso, consegue alcançar cantos e áreas mais irregulares das estruturas de madeira, garantindo a aplicação do verniz em toda a peça.

Depois de lixar para nivelar e remover as imperfeições, é preciso limpar a superfície com um pano seco e passar uma demão de selador, que vai impedir que eventuais manchas apareçam sob a tinta. “Sem o prime, a tinta pode descascar, craquelar ou formar bolhas, e pode começar a sair com mais facilidade.

tinta acrílica

A tinta acrílica é outro tipo popular de tinta utilizado na pintura de móveis de madeira. Ela é conhecida por sua facilidade de uso, secagem rápida e versatilidade em termos de acabamento. Ela é à base de água, o que torna uma opção mais amigável ao meio ambiente e mais fácil de limpar.

Assim, se você realmente não quer lixar as suas peças de mobília, vai precisar aplicar primeiro um primer promotor de aderência para que a tinta possa aderir à madeira. Quando for comprá-lo em uma loja especializada, peça ao atendente que a/o ajude a escolher o melhor primer para a madeira na qual é feito o seu móvel.

Se a pintura anterior foi feita com tinta acrílica a base d'água, você pode cobri-la com tinta óleo ou com outra tinta acrílica. As tintas acrílicas são mais grossas e espessas, e são as mais recomendadas para esse tipo de trabalho. Se você utilizou tinta acrílica fosca, ela também pode ser coberta com o mesmo método.

Diluição incorreta; Diluição com solvente errado; Intervalo de tempo entre demãos não respeitado; Excesso de camada de tinta.