Qual o melhor período para IFR?

Perguntado por: operalta5 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quando usar IFR? Conheça o melhor momento. Você deve usar o Índice de Força Relativa quando o mercado está evoluindo dentro de uma lateralização. Ele tende a ser mais efetivo em gráficos com uma grande distância entre as zonas de suporte e resistência - conhecida como zona de congestão.

IFR - Índice de Força Relativa.

O Índice de Força Relativa (IFR, ou RSI na sigla em inglês) é um indicador de momentum usado por analistas técnicos para avaliar se um mercado está sobrecomprado (baixista) ou sobrevendido (altista). O IFR foi criado por J. Welles Wilder no final da década de 1970 e é um dos indicadores técnicos mais utilizados.

Geralmente, o IFR é considerado superavaliado quando está acima de 70 e subavaliado quando abaixo de 30.

Observações. O IFR Estocástico apresentará mais sinais do que o IFR, ou seja, pode-se pensar no indicador como um IFR em alta velocidade. No entanto, mais sinais, em geral, significam menor confiabilidade. O bônus de mais oportunidades de negociação traz como desvantagem a necessidade maior de técnicas de confirmação.

Criado em 1978 por Welles Wilder, o IFR mede a "força" de um ativo. Ele oscila entre 0 e 100 e pode ser utilizado em seus trades de 4 maneiras principais. Para inseri-lo, basta acessar o Menu Exibir, Indicador e selecionar o indicador IFR.

Como fazer cálculos e análises a partir do IFR
Você pode conferir o cálculo do indicador a partir da fórmula: IFR = 100 – (100 ÷ (1+ FR)) , na qual FR significa Força Relativa, o resultado do cálculo entre a divisão entre a Média de Ganhos (MG) e a Média de Preços (MP).

Estocástico lento
O lento é caracterizado por um movimento suavizado por sua média móvel de 3 dias.

O Índice de Força Relativa (IFR) ou Relative Strength Index (RSI) foi criado em 1978 por J. Welles Wilder e refere-se a um indicador utilizado para medir a força relativa dos deslocamentos de alta e de baixa de um ativo específico, ou seja, ele aponta os ativos que estão caros e os que estão baratos.

O mercado está em sobrecompra ou sobrevenda
Para o RSI, você deve vigiar os níveis 70 e 30 — se o RSI for acima de 70, significa que o mercado está em sobrecompra e pode ser corrigido para baixo. Se o RSI cair abaixo da linha 30, o ativo está em sobrevenda e pode retraçar para níveis maiores.

O RSI funciona melhor quando o preço de um ativo está subindo ou descendo, ou oscilando, em vez de continuar em uma tendência. O RSI também é um reflexo da velocidade com que o preço de um ativo está sendo oferecido para cima ou para baixo.

Quais os melhores indicadores para day trade?

  • Médias móveis. As médias móveis são utilizadas para analisar as movimentações do mercado financeiro. ...
  • MACD. MACD (Moving Average Convergence/Divergence) representa a convergência e divergência de médias móveis. ...
  • VWAP. ...
  • Bandas de Bollinger. ...
  • IFR.

Elas são indicadores de tendência populares usadas por traders e investidores para identificar e acompanhar as tendências dos preços dos títulos. Entre os diferentes tipos de médias móveis, estão as médias móveis simples (SMA), médias móveis exponenciais (EMA) e médias móveis ponderadas (WMA).

Como dito no início, o sistema recomendado é sempre 26 (média móvel longa) 12 (média móvel curta) e 9 (sinal). Eu particularmente uso esses valores para swing trade. Mas para operar day trade com o indicador MACD é preciso uma combinação de parâmetros mais sensíveis.

Sobre a MACD, é calculada uma média móvel, conhecida como linha de sinal. Alguns traders usam o cruzamento da MACD com a linha de sinal, de baixo para cima, como um sinal de compra (semelhante a um cruzamento de média), buscando antecipar o cruzamento da média móvel curta e da média móvel longa.

Como aplicar RSI no TradingView
Ativar o índice de força relativa nos gráficos da plataforma é bem simples. Primeiro é preciso abrir o gráfico completo. Para ativar o IFR, clique no Indicadores e Estratégias, depois em Incorporados e selecione Índice de Força Relativa.

As melhores configurações para o oscilador estocástico nesta estratégia são 15,3,3.

%D = MMA(%K,X)
Já, para calcular o Estocástico Lento, você usa novamente uma média móvel aritmética, mas agora na linha %D e cria o %Dlento.

Suas fórmulas são: %K = (preço de fechamento – menor mínima)/(maior alta – menor mínima)*100.