Qual o melhor período para fazer ultrassom pélvica?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 22 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Bexiga cheia. De preferência, realizar este exame entre o 5o e 12o dias do ciclo menstrual (o dia em que a menstruação começa é o 1o dia do ciclo). Chegar 15 minutos antes do exame.

Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, leites e derivados, feijão, repolho, alimentos muito gordurosos, como frituras e processados, ou que aumentem a produção de gases no dia que antecede o exame; Jejum absoluto de no mínimo oito horas; Estar com a bexiga cheia na hora do exame.

Orientações para o dia do exame:
Tomar no espaço de 02 horas antes do exame, 06 copos de qualquer líquido e ficar sem urinar; Tomar no espaço de 01 hora antes do exame, 04 copos de qualquer líquido e ficar sem urinar; No momento do exame você deverá estar com a “Bexiga Cheia” Não precisa estar em jejum.

A ultrassonografia pélvica feminina é um exame utilizado para a visualização de órgãos localizados na região da pelve, onde estão os órgãos reprodutores, como ovários e útero. De grande importância, o ultrassom pélvico, como também é chamado, auxilia no diagnóstico de diversas doenças.

A ultrassonografia pélvica é um exame diagnóstico não invasivo importante para avaliar estruturas pélvicas femininas, possibilitando a visualização do útero, colo uterino, vagina, tubas uterinas e ovários.

A menstruação não interfere na realização do ultrassom pélvico. Os resultados também não são alterados. Portanto, você pode realizar a ultrassonografia durante o período menstrual.

Ultrassonografia transvaginal
Antes da ovulação, o folículo é de paredes finas e cheio de líquido. A ovulação geralmente acontece quando as medidas do folículo estão entre 1,8 e 2,5 centímetros. Para as mulheres fazendo o tratamento para fertilidade, ultrassom pode ajudar a relação programada ou inseminação.

Exame de sangue CA 125 – este exame serve para avaliar a quantidade de proteínas CA-125 na corrente sanguínea. Valores aumentados de CA-125 podem indicar a presença de endometriose. Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

É solicitado que o paciente esteja com a bexiga cheia para que se obtenha melhores imagens. Isto porque o transdutor emite e capta ondas sonoras ao entrar em contato com o corpo. Como o ultrassom não se propaga no ar, a bexiga precisa estar bem cheia para que as ondas de ultrassom sejam refletidas.

O ultrassom pélvico requer que a paciente esteja de bexiga cheia, pois as ondas sonoras, emitidas pelo aparelho, se propagam melhor no meio líquido, auxiliando na nitidez das imagens. No caso de ser indicada a ultrassonografia transvaginal, isto não é necessário.

Como se preparar para ultrassom transvaginal? O exame de ultrassom transvaginal não exige um preparo específico. Apenas recomenda-se que a mulher faça a higiene pessoal antes da realização do exame e esteja de bexiga vazia. Não é necessário se depilar.

Pode ter relação antes de fazer ultrassom? Sim, o exame pode ser realizado normalmente após a relação sexual. Além disso, após o procedimento, não é necessário aguardar nenhum período para ter relações.

Ultrassom Pélvica Transvaginal - R$105,00 - Labi Exames.

Ultrassom transvaginal ou endovaginal. O exame de ultrassonografia transvaginal, é utilizado para avaliar a saúde dos órgãos reprodutores femininos, como os ovários e o útero.

Conheça os 6 tipos de ultrassom mais recomendados para as...

  • Ultrassom das mamas. ...
  • Ultrassom pélvico e/ou transvaginal. ...
  • Ultrassom do abdome superior. ...
  • Ultrassom da tireoide. ...
  • Ultrassonografia obstétrica. ...
  • Ultrassom obstétrica com doppler colorido.

Na verdade, o exame pélvico é realizado via abdominal, na superfície do abdômen superior. Já o ultrassom transvaginal em Madureira é feito via inserção vaginal. Nestes casos, o transdutor usado é endocavitário de alta frequência, que aumenta a sensibilidade e a resolução espacial da imagem.