Qual o melhor perfil de cor?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Para impressão, você sempre deve escolher o perfil CMYK, e por isso a gráfica também sempre utilizará este padrão. O perfil RGB só é utilizado quando a arte tem a intenção de ser apresentada digitalmente, como em telas de computador, celular, etc.

Nesse sentido, o espaço Adobe RGB é o preferido. O Adobe RGB é na verdade um espaço de cores maior; é aproximadamente 35% maior que sRGB. Se você publicar imagens na internet com esse espaço de cores, as cores serão compactadas e distorcidas, pois na web elas se tornarão automaticamente sRGB.

sRGB é o padrão internacional atual, adotado pelo software e hardware geral, como, por exemplo, Microsoft Windows, monitores, impressoras e câmaras digitais.

Na ordem, os maiores espaços de cor são:

  • ProPhoto é maior espaço de cor que a gente tem.
  • Adobe RGB que é um espaço de cor um pouco menor.
  • sRGB que para as nossas imagens é o menor espaço de cor.

O sRGB é de longe a melhor opção de espaço de cores. Sei que a gama de cores pode não ser tão rica quanto o Adobe RGB, mas num aspecto geral, a diferença não será notada, até porque a grande maioria das pessoas tem monitores que abrange somente o sRGB.

Ao criar o design para um formato é preciso ter em mente qual o suporte será utilizado. No caso de imagens para web o padrão adotado deve ser o RGB, enquando que, em se tratando de materiais impressos, deve-se utilizar o padrão CMYK ou outro de acordo com especificações técnicas do projeto adotado pelo designer.

O padrão CMYK é mais usado em impressoras domésticas e na técnica de offset. RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral é também o padrão das impressoras Fine Art.

E quando devo usar o padrão de cores CMYK? O CMYK segue os princípios básicos dos tinteiros de impressora, por isso seu uso é recomendado sempre que for criado um layout de impressão.

Esse recurso é útil para criar apps que envolvam uma reprodução de cores de alta fidelidade, como apps de edição de imagens e vídeos.

AdobeRGB e sRGB são dois espaços de cores e ambos estão presentes nas câmeras e programas de edição.

Um perfil RGB é um perfil utilizado para comunicar a um outro dispositivo (neste caso, esta máquina) que cores são visualizadas no monitor. Não só os perfis de monitores individuais, como também os perfis de espaço de cor padrão, como sRGB e Adobe RGB, estão incluídos.

sRGB: conheça o padrão de cores utilizado em monitores e impressoras.

A quantidade de nits de uma tela indica o quão brilhante ela pode ser. A depender do equipamento, ter mais ou menos nits pode fazer toda a diferença para o usuário. Basicamente, quanto mais brilhante uma tela pode ser, mais confortável ela será para a visualização de imagens em ambientes bem iluminados.

O padrão NTSC (sigla para National Television System Committee) foi criado para determinar o quanto uma tela pode representar a fidelidade de cores em uma escala de porcentagem. Sendo assim, se duas telas são classificadas como 85% NTSC e 96% NTSC, isso significa que esta segunda possui cores mais fiéis ao padrão.

O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.

know-it-all Member. Geralmente , Como o colega disse , RGB full ou 4:4:4 o preto é bem mais definido, porém a imagem perde um pouco do brilho, as outras cores ficam mais vivas também, já no 4:2:2, as cores serão mais lavadas, a imagem terá um pouco mais de brilho, e o preto não será tão preto.....

A imagem RGB (em cima) permite perceber muito melhor as bolas de golfe, sendo que em RGBW (em baixo) as mesmas não só são menos perceptíveis, como não dão o aspecto de redondas. Com este tipo de ecrã RGBW LCD a resolução é detalhada, mas não cria a mesma percepção visual de um 4K RGB ou RGBW em ecrãs OLED.